Cidadeverde.com

Arena Kite Brasil movimenta turismo no litoral piauiense em novembro

O município de Luís Correia mais uma vez será palco de um dos maiores eventos relacionados ao esporte. Dos dias 18 a 20 de novembro, amantes e admiradores do kitesurf desembarcam, de todas as partes do mundo, na praia de Vila Itaqui para mais uma etapa do Arena Kite Brasil.

O Piauí é conhecido, mundialmente, além das suas belezas naturais, por seus bons ventos, se tornando assim um dos destinos para os velejadores que praticam o esporte. O kite surgiu há 15 anos no estado e, desde então, tem movimentado o cenário paradisíaco de Luís Correia, especialmente todo o trade turístico.

Para o secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, eventos como esse movimentam a economia local. "Essa é uma grande oportunidade que temos de mostrar o que o Piauí tem de melhor. Nosso litoral, mesmo sendo o menor do Nordeste, em extensão, é atrativo pelas águas mornas e também pelos bons ventos que já são reconhecidos mundialmente. Não é a primeira vez que recebemos eventos desse porte. Nessa época, sem dúvidas, todo o litoral se movimenta ainda mais. Tanto os nativos da região ficam felizes em receber e participar, como visitantes do mundo inteiro em voltar", afirma o gestor, destacando ainda que a etapa Piauí tem patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur); Guaraville, Sebrae-PI, Sesc, Pousada Vila Itaqui, Pousada Coqueiro Beach e Betinho - Arquitetura e Urbanismo, com supervisão da ABK e CBVela e realização da Associação Norte Piauiense de Ciclismo (ANPC).

O organizador da etapa piauiense, Pedro Fontenele, explica que o evento tem um papel de inclusão esportiva entre os velejadores locais. "Todo ano, desde a primeira edição, competidores nativos participam da etapa. São dadas todas as condições para que isso aconteça, com apoio em hospedagem e na busca de patrocínios", disse Pedro.

Quem ainda comemora o sucesso que o evento traz para a região são os profissionais que trabalham com o kitesurf, já que nessa época as pessoas que querem aprender mais sobre o esporte, os procuram para a prática. "Essa é uma ótima oportunidade para nós que tanto amamos o esporte e trabalhamos com isso. Com o campeonato, aumenta o fluxo de turistas, a visibilidade das nossas praias - que são lindas. A verdade é que o evento é uma grande conexão", disse o instrutor de kite, Vinicius Félix, que explica que as aulas são distribuídas em 10h, conforme a disponibilidade do aluno.

No evento, a disputa do masculino será dividida em duas fases, classificatória, com atletas inscritos livremente, e principal, com os 12 atletas de melhor colocação no ranking da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), em 2015, e os 12 classificados da primeira fase. Segue com disputa das oitavas de final, quartas de final, semifinais e final. No feminino, o sistema é o mesmo, alterando apenas a quantidade de participantes em cada fase.

Como forma de interação entre a comunidade, parceiros e os turistas, serão realizadas duas festas, uma de boas-vindas, na quinta-feira (17), e a festa oficial do Arena Kite Brasil, sábado (19), na Pousada Coqueiro Beach.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais