Cidadeverde.com

Governo muda projeto e transformará porto de Luís Correia em terminal pesqueiro

  • reuniaoporto_(1)1.jpg CCOM
  • reuniaoporto_(7).jpg CCOM
  • reuniaoporto_(6).jpg CCOM
  • reuniaoporto_(5).jpg CCOM
  • reuniaoporto_(4).jpg CCOM
  • reuniaoporto_(3).jpg CCOM
  • reuniaoporto_(2).jpg CCOM

O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta segunda-feira (11) mudanças no destino das obras do Porto de Luís Correia, que se arrastam há várias décadas. Baseado em estudo técnico já concluído pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o governo optou por transformar o projeto em um Terminal Pesqueiro para atender não só a demanda do Piauí, mas  também de outros estados da região Norte do Brasil.

"A ideia é de um terminal pesqueiro que possa também através de embarcações turísticas, mesmo que como uma embarcação intermediária, viabilizar essa região como um terminal pesqueiro. Acertamos aqui as condições de até dezembro poder retomar os investimentos  nesta obra, até o final do ano, a apresentação do projeto básico para o Ministério dos Transportes, na secretaria especial dessa área vinculada à área portuária”, explicou Dias.", declarou o governador.

A previsão do Governo é de um investimento de cerca de R$ 25 milhões no local. Wellington Dias acrescenta ainda que o objetivo é garantir para o primeiro semestre de 2018 que as obras já viabilizem qualidade para o porto dando função econômica para o porto, enquanto são desdobradas suas intervenções estruturais gerais.

Os recursos para as obras básicas iniciais são próprios do Tesouro Estadual. De acordo com o governo, as próximas intervenções serão definidas através de PPP (Parceria Público-Privada) ou de parcerias com a União.

Rota das Emoções

No Palácio de Karnak o Governador Wellington Dias reuniu além dos representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), secretários de Estado e a Câmara Setorial do Turismo. O Governo e a iniciativa privada querem revitalizar a Rota das Emoções que envolve Piauí, Maranhão e Ceará.

"São Várias empresas que estão numa vertente nova que se casa nessa área de pequenos veículos, com a organização de trilhas que também trazem desenvolvimento para a região e escolheram a Rota das Emoções. Nós entendemos que é o momento adequado para fortalecer no ponto de vista do Turismo, do desenvolvimento das comunidades", reforça o governador.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com