Cidadeverde.com

Banhistas encontram tartaruga encalhada em praia do PI

Técnicos ambientais resgataram uma tartaruga verde encalhada na praia de Atalaia, em Luís Correia, nesta segunda-feira (14). O animal, que media cerca de 54 centímetros, foi encontrado vivo e está sendo monitorado pela equipe do projeto Biomade, do Instituto Tartarugas do Delta, que faz o monitoramento de várias espécies e atua com ações de educação ambiental no Litoral do Piauí.

                           Foto: Projeto Biomade

“O primeiro procedimento a ser realizado quando se registra uma tartaruga viva encalhada (sem condições de retornar sozinha para o mar) é retirá-la da água, aplicar as técnicas de animação e observar o comportamento do animal”, informou a coordenadora técnica do Projeto Biomade, Werlanne Magalhães.

Durante o último final de semana, duas tartarugas da mesma espécie foram achadas mortas em praias do litoral do Piauí. A primeira foi identificada por banhistas na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba. O animal, que também é conhecido como Aruanã, estava em estado avançado de decomposição, pesava 80 kg e media mais de um metro. O segundo foi encontrado no domingo em Luís Correia.

De acordo com Werlanne Magalhães, o animal é bastante vulnerável à ação humana e existem vários fatores que podem ter contribuído para a sua morte. “O lixo e a pesca predatória são um dos fatores que podem contribuir para a morte desses animais”, explicou a bióloga.

Ainda segundo a bióloga, a tartaruga verde habitualmente é encontrada em águas costeiras e que nessa época do ano é comum a correnteza trazer esses animais. O animal encontrado na Praia Pedra do Sal era um macho adulto, que pode chegar ao peso de até 200 quilos.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais