Cidadeverde.com

Em SP, Péricles, do Exalta, grava 1º trabalho solo: "estou apavorado"

Imprimir
"São raros os momentos em que eu fico apavorado. E este é um deles". Foi assim que Péricles definiu seu sentimento no show realizado na madrugada deste sábado (5), no Credicard Hall, em São Paulo. E não é de se estranhar. Pela primeira vez em seus mais de 25 anos de estrada, o pagodeiro se viu como protagonista diante de um grande público, sem precisar dividir a atenção com Chrigors ou Thiaguinhos.

Para aumentar ainda mais a ansiedade, o show possuía uma característica enervante a qualquer artista, independente da experiência nos palcos: a gravação de um DVD. Mais do que isso, o primeiro trabalho solo de sua carreira. O projeto vai na onda do que Thiaguinho, seu colega no Exalta, e outros tantos vêm fazendo nos últimos tempos, priorizando investimentos a um trabalho ao vivo em vez de dedicá-los a um disco de estúdio.

Apesar de agendado para subir ao palco no ingrato horário das 23h30 - algo nada convencional para um show em uma grande casa de espetáculos paulistana -, Péricles só deu as caras uma hora depois, sendo recebido com ovação pelos presentes no momento em que atravessou sorridente o portal que o levaria ao lardo pedestal de onde cantaria ao longo de grande parte da noite.

Acompanhado por um conjunto composto por quase 30 músicos, incluindo uma orquestra de cordas e três cantores de apoio, Péricles focou seu repertório principalmente em canções dos compositores Carica e Prateado, do grupo Sensação, como Meu Sorriso, Pedaços e Oya. De fato, até a faixa de abertura da apresentação, uma versão reformulada de Amei, é obra da dupla.

"Escolhemos um repertório para homenageá-los, porque nada mais justo. Eles são conhecidíssimos em São Paulo e merecem isso. Realizo um sonho ao cantar essas obras", explicou Péricles em um de seus discursos no palco. "E o carinho que vocês estão me dando aqui é, para este sonho, primordial. Fiquem à vontade que a festa é nossa."

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Pagodeiro fez apresentação com cenário caprichado e conjunto com quase 30 músicos no Credicard Hall

Distante de ter um nome popular como o de Thiaguinho, Péricles não se apresentou diante de um público grande, apesar de ter visto a maior parte dos espaços da casa de espetáculos ocupados. Isso porque a configuração do show de gravação do pagodeiro foi diferente da do colega, excluindo a pista em pé para inserir mesas e cadeiras. A característica proporcionou um clima mais intimista ao show, porém sem tanta empolgação. Quem esperava por uma noite repleta de dança e suor precisou se contentar em batucar os ritmos nas pernas e balançar os braços de um lado para o outro nos refrões mais melosos.

Como destaque para o momento especial do pagodeiro foi providenciado um cenário de palco caprichado: ornamentos remetendo a motivos florais, estruturas móveis que modificavam discretamente a aparência do espaço e um globo de discoteca disposto no teto da casa de shows que, iluminado por luzes azuis e brancas, trouxe um belo e brilhante céu estrelado para dentro do Credicard Hall.


De lado
Pode soar estranho, mas por alguns momentos Péricles deixou de ser o protagonista da noite. Se normalmente os artistas trocam de figurino durante as canções, em momentos como solos de guitarra ou longas introduções, o pagodeiro optou por fazê-lo no intervalo delas - algo que poderia gerar arrastados minutos de silêncio tedioso à plateia. No entanto, a opção inteligente encontrada para lidar com o contratempo foi manter a banda inteira no palco executando um samba de sucesso enquanto a troca era feita. Houve versões de nomes como Arlindo Cruz a Exaltasamba, este último interpretado pelo percussionista Pinha, um dos fundadores do grupo, que faz parte da equipe de Péricles.

O pagodeiro ainda contou com dois convidados especiais para a gravação do DVD. O primeiro, Lucas Morato, seu filho, cantou sozinho a canção Olá, composição própria, finalizada com um forte e emocionado abraço no pai.

O segundo, e sem dúvida o mais esperado, foi Luan Santana - que, ironicamente, acabou também gerando os momentos de maior impaciência na plateia ao longo das mais de 2h30 de apresentação. Sem decorar a letra, o sertanejo precisava da ajuda de um teleprompter para guiá-lo durante a canção Cuidado Cupido, do Art Popular. O problema foi que a equipe responsável pelo aparelho teve problemas na hora de manuseá-lo e o cantor acabou escorregando em um dos trechos finais por três vezes consecutivas. Resultado: o público precisou ouvi-la até o desgaste e, ainda assim, ao fim do repertório, encerrado com Linguagem dos Olhos, o jovem voltou ao palco para uma nova tentativa - desta vez, acompanhada pela debandada de parte do público, que já não aguentava mais vê-la.


Set-list
Abertura: Capela da Música Amei
Ótima
Meu Sorriso
Aquela Foto
Pedaços
Supra Sumo do Amor
Não Tão Menos Semelhante
Depois da Briga
Coração
Me Leva Pra Casa
Leito de Estrelas
Custo a Entender
Trajetória
Céu de Santo Amaro
Oyá
Sentimento Nu
Esse Segredo
Tempo Perdido
Olá (com Lucas Morato)
Amei
Tudo Azul
Cuidado Cupido (com Luan Santana)
Linguagem dos Olhos




Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais