Cidadeverde.com

Preço do pão francês pode ficar até 5% mais caros a partir desta sexta

Imprimir
Devido ao impacto da valorização do dólar, os preços dos pães devem registrar aumento médio de 5% a partir de desta sexta-feira (1).


Segundo a Abip (Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria), os associados já estão adquirindo a farinha de trigo com reajustes de preços praticados pelos moinhos.

“As padarias serão forçadas a repassar pelo menos parte da alta dos preços da farinha, que já estão sendo praticados. Na semana passada, moinhos da região Nordeste, por exemplo, já anunciaram reajuste de 10% a 12% sobre os preços da farinha de trigo”, informou o presidente da Abip, Alexandre Pereira.

Alta do dólar
O recente movimento de alta do dólar começa a impactar os preços do pão porque o produto é confeccionado basicamente com farinha de trigo, cujo preços estão atrelados à moeda estrangeira.

De acordo com cálculos divulgados pela indústria moageira, com a alta do dólar recentemente registrada em relação ao real, o preço da tonelada do trigo importado sofreu uma elevação de quase US$ 40,00.

O presidente da Abip lembrou que as padarias tem o máximo interesse em conter os preços dos pães, porque sua elevação se traduz em menor consumo do produto. “E não queremos, obviamente, que o pão perca espaço para produtos concorrentes", explica.

A panificação brasileira tem um compromisso com o aumento do consumo brasileiro de pães, que ainda é muito acanhado: o brasileiro consume cerca 33,5 quilos por ano, enquanto países de condições sócio-econômicas similares, como a Argentina e o Chile, consomem mais de 70 quilos anuais e mais de 90 quilos por ano, respectivamente, compara Alexandre Pereira.

Fonte: Info Money
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais