Cidadeverde.com

Comissão discute seca na APPM; Liziê reclama falta de carros-pipa

Imprimir
A Comissão Contra a Seca no Piauí da Assembleia Legislativa se reúne nesta quarta-feira (4) com o prefeito Francisco Macedo, presidente da Associação Piauiense de Municípios - APPM. A intenção do encontro é agilizar a ajuda aos flagelados pela estiagem. Em entrevista no Jornal Cidade Verde desta terça-feira (3), a deputada estadual Liziê Coelho reclamou da demora na assistência. Os dados mais recentes obtidos pela parlamentar são de 50 carros-pipa para 18 municípios, sendo 178 em situação de emergência. 

Yala Sena

"Tem muita burocracia. Está havendo uma dificuldade muito grande. Essa comissão na Assembleia está querendo viabilizar. Nós sabemos que essas ações não estão chegando lá no semiárido, onde eles estão precisando", disse a deputada, sem entender como municípios ainda estão desemparados mesmo com o Piauí tendo recebido cerca de R$ 15 milhões do Governo Federal no mês de abril. Os recursos destinados ao combate da seca estaria retido por burocracia. 

Liziê Coelho explicou que pretende saber quantos municípios já tiveram situação de emergência reconhecida, e quantos faltam. Além disso, demonstrou preocupação com o Seguro Safra, cujo praso para as prefeituras colocarem o programa em dia vai até 15 de julho. Se a situação for regularizada até lá, os agricultores poderão receber as parcelas de compensação pelas perdas agrícolas a partir de agosto. 


Se a ajuda aos sertanejos continuar a demorar, a deputada defende viagem até Brasília/DF para agilizar a assistência. Segundo a parlamentar, o fornecimento de água não está sendo universalizado. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais