Cidadeverde.com

"Falta pouco para concluir a Transnordestina", garante Avelino

O secretário de Transportes, Avelino Neiva, afirmou que, apesar da greve deflagrada pelos trabalhadores da ferrovia Transnordestina no Piauí, faltam apenas os 12 últimos processos de emissão de posse de propriedade no Estado. As declarações foram feitas em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (18).

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

"Dos 391 km da ferrovia no Piauí, só temos que fazer 9km de emissão de posse. O resto está tudo resolvido. Digo mais: o que fez essa ferrovia acontecer foram as riquezas do Piauí, foram nossos minérios. Sem o Piauí esta obra não existiria", ressaltou o secretário.

A Ferrovia Transnordestina é uma das principais obras do Governo Federal, que deverá ligar os portos de Pernambuco e Ceará passando pelo sertão do Piauí. Entretanto, em assembléia geral realizada na última segunda-feira (16) em Paulistana, os trabalhadores da ferrovia Transnordestina no Piauí decidiram entrar em greve e paralisar a obra por tempo indeterminado. 


Eles reivindicam que a empresa responsável pelo obra, a construtora Odebrech, cumpra uma série de itens relacionados ao pagamento de gratificações dos operários e que ofereça melhores condições de trabalho aos cerca de 600 trabalhadores da obra no Piauí. Essa não é a primeira vez que as obras paralisam. Uma greve foi deflagrada pela categoria em 2010 quando um operário foi acidentado e acabou falecendo na obra. 

A Transnordestina Logística S.A. e a Odebrecht Infraestrutura, responsáveis pela construção, divulgaram nota afirmando que estão mantendo diálogo com os grevistas e que irá pagar as gratificações até o final deste mês. [Veja aqui]


Porto de Luís Correia

Avelino Neiva comentou ainda sobre as obras do Porto de Luís Correia. Segundo o gestor, o edital de conclusão da obra será divulgado em agosto. 

"Qualquer navio poderá adentrar ao porto sem nenhuma dificuldade ainda no governo de Wilson Martins. Farei o possível e o impossível para o governador ter a alegria de inaugurar o Porto de Luís Correia", destacou.

Jordana Cury

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais