Cidadeverde.com

Embaixador ministra conferência na UFPI nesta terça-feira (04)

Imprimir
O professor Samuel Pinheiro Guimarães, que exerceu o cargo de Alto Representante-Geral do Mercosul, profere hoje (04), às 19h, no Espaço Cultural Professor Noé Mendes (UFPI), a conferência de abertura do XV Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais.

Samuel Pinheiro foi também Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e Secretário-Geral do Itamaraty. Antes da conferência, ele participa da cerimônia de abertura do Encontro, às 18h, no mesmo local.

O evento reúne, de hoje até o próximo dia 07, mais de dois mil pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados na sociologia para discutir assuntos relacionados ao tema Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paisagem Humana no Norte/Nordeste: Desafios e Perspectivas.

O evento terá 30 Grupos de Trabalho que abordam economia solidária, sexualidade, mídias, trabalho, meio ambiente, políticas públicas, juventude, saúde, violência, comportamento eleitoral e muitos outros temas.

Em relação ao Piauí, serão discutidos os impactos das obras de construção da ferrovia Transnordestina, assim como a construção de três novas usinas hidrelétricas (Palmeirais, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí), com suas respectivas barragens, o alargamento das áreas dedicadas à agroindústria (sobretudo soja e eucalipto), o incremento da mineração (com a descoberta de jazidas de minério de ferro em Paulistana, Simões, Betânia do Piauí e Jacobina do Piauí) e o aumento na exploração do potencial turístico do litoral do Estado.

Como preparação para o XV CISO/PRE-ALAS 2012, acontece hoje (04), até as 17h, no auditório do CCHL/UFPI, o II Simpósio “O Piauí em relação à era dos grandes projetos”, com discussões sobre as fronteiras dos conflitos ambientais e a expansão do agronegócio como estratégia global.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais