Cidadeverde.com

Saúde e acessibilidade são temas de confronto entre candidatos

O candidato do PCB à prefeitura de Teresina, Vasconcelo Pinheiro, afirmou que os oito anos de Wellington Dias (PT) no governo foi "um mandato pife" e que o petista valorizou a saúde privada. Os ataques foram feitos durante debate desta quinta-feira (13), na TV Cidade Verde. Os primeiros temas discutidos foram Saúde e Acessibilidade.

Foto: Yala Sena / Cidadeverde.com

"Por que temos no Piauí 50% de analfabetos e o pior índice de IDH do Brasil? O Piauí vive um desrespeito por parte do governo federal. O senhor passou oito anos no governo, mantém lá hoje gente que o senhor apoia, mas não solucionou o problema?", questionou Vasconcelo.

Foto: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

O candidato petista respondeu que durante o governo Lula foram realizados vários investimentos no Piauí e que o Estado já deixou de ter o pior IDH. "O Piauí está crescendo, já superamos outros Estados no que diz respeito ao IDH e fizemos aqui muitos investimentos no governo Lula, recuperamos asfaltos, fizemos estradas. Nas pontes Estaiada e do Mocambinho há dinheiro do meu governo. Mas, tem coisa que é do município, que não cabe ao Estado. O que deu para fazer, nós fizemos".


O candidato Beto Rego (PSB) também criticou os mandatos de Wellington Dias. Para ele, Teresina é carente de distribuição de renda e ações sociais. "O [ex] presidente Lula esteve três vezes na Vila Irmã Dulce, mas lá continua igual. Depois das eleições, pessoas serão expulsas de suas casas, empurradas pela polícia. A desigualdade social nunca foi trabalhada em Teresina. Os governos não tiveram um pingo de respeito com as pessoas de Teresina".

Foto: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

Vasconcelo Pinheiro voltou a atacar o candidato petista, acusando-o de privilegiar a rede particular de saúde no Estado. "Quero lamentar, porque o candidato não respondeu à altura do que o teresinense merece. Ele fechou o pronto-socorro do HGV e no governo dele 635 hospitais particulares cresceram. Ele fez melhorar o privado, não o público. Teresina não tem educação valorizada a nível superior. Na UFPI, 80% das vagas de Medicina estão com a elite. E você foi responsável, você e o Lula, pois tiveram a oportunidade de transformar Teresina em uma grande metrópole. Vocês só fizeram uma coisa, elegeram seus parentes, seus aderentes", disse.

Acessibilidade

Wellington Dias questionou Beto Rego sobre as políticas de inclusão social que o candidato implantará, caso seja eleito.


Beto Rego respondeu que irá fazer valer a Lei Federal, e asfaltará as ruas em que houver um cadeirante. "O que há hoje é uma política do desrespeito. Têm que ser abertas vagas de emprego para pessoas com deficiência. Existe em Teresina uma grande máfia, o deficiente tem seu direito de ir e vir restrito. Precisamos de políticas direcionadas".

Foto: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

Maklandel Aquino, candidato do PSOL, reafirmou que em Teresina acontece desrespeito com deficientes e idosos. "É algo que acontece há muitos anos. O Estado não tem contribuído nesse sentido. Estamos vivendo em um estado de exceção".


Wellington Dias ressaltou ter orgulho de implantar no seu governo o Complexo de Reabilitação, que já atendeu 200 mil pessoas. "Mas o município não fez sua parte. A política de calçadas é de respeito ao pedestre e temos que trabalhar nisso. Quero um serviço de saúde e educação próprios para pessoas com deficiências e levar esse atendimento para perto de onde as pessoas moram, descentralizando as ações", finalizou.

Foto: Yala Sena / Cidadeverde.com

Jordana Cury

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais