Cidadeverde.com

Sinpolpi: 52 homicídios são registrados no Piauí em outubro

Imprimir
O número de homicídios dolosos no Piauí no mês de outubro chegou a 52, de acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sinpolpi). Segundo o sindicato, este é o maior número de 2012 e só ficou atrás do registro de agosto de 2011, quando foram registrados 53 homicídios dolosos. 

Os dados da pesquisa são com base nas informações publicadas pelos meios de comunicações do Estado. Teresina registrou 36 assassinatos, ou seja, mais de três vezes o que registrou o restante do Estado com 16 homicídios no total.


Os instrumentos utilizados nos crimes são: 37 homicídios foram praticados com armas de fogo, 11 com armas brancas e seis com outros instrumentos. Houve crime que foi praticado com mais de um tipo de arma.

“Todos os meses quando divulgamos os dados desta pesquisa alertamos para a falta de investimentos. O Governo não contrata mais policiais através de concursos e o quadro está cada vez menor porque muitos policiais morrem ou se aposentam e estas peças não são repostas”, lembra o Cristiano Ribeiro, presidente do Sinpolpi.

O pequeno número de agentes nas delegacias ainda é obrigado a acumular as suas funções constitucionais com a de carcereiro porque as delegacias e DPs estão lotados de presos da Justiça e os policiais são obrigados a tomar de conta deles. “Também falta treinamento e infraestrutura”, argumenta.

Zona Sul

A zona Sul mais uma vez registrou o maior número de hmicídios. Foram 17 assassinatos contra nove crimes na Leste, sete na Norte e três na região Sudeste.

As brigas entre quadrilhas pela hegemonia da venda de drogas foi a responsável por 11 dos assassinatos. Em outros 16 casos, até o fechamento da pesquisa o suposto motivo ainda continuava em investigações. Cristiano explica que apesar dos crimes serem atribuídos a briga de quadrilha de traficantes, nem sempre as vítimas são vendedores de drogas. Muitos são viciados que pagam com a vida o fato de terem  comprado a droga fiado e depois não teve recursos para pagar.

Com relação a ocupação das vítimas a pesquisa mostra que quase um quinto delas são pessoas ligadas ao mundo do crime. Geralmente assaltantes, traficantes e demais pessoas que já estiveram presas pelos mais diferentes motivos. Em outubro 11 dos mortos se encaixam neste perfil.

Ao contrário de pesquisas anteriores, o município de Parnaíba perdeu o posto de segundo mais violento. Desta vez o município de Picos registrou quatro assassinatos, contra um de Parnaíba que perdeu ainda para o pequeno município de Padre Marcos, na região de Picos que teve dois assassinatos no mês passado.

Matéria relacionada:



Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais