Cidadeverde.com

Crianças do Ceir fazem show de capoeira na Ponte Estaiada

Não existe restrição para a prática do esporte. Crianças com idades, diagnósticos e necessidades diferentes encontram no ritmo do berimbau motivações para superar limites. Neste sábado (15), o Ceir (Centro Integrado de Reabilitação) chamará a atenção da sociedade para a importância da reabilitação e da inclusão social por meio do esporte com uma apresentação especial do grupo de capoeira na Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, na Avenida Raul Lopes.


A roda será aberta às 18 horas, sob a iluminação verde da ponte. A cor será em homenagem aos pacientes, colaboradores, voluntários, amigos e defensores da reabilitação e da inclusão social das pessoas com deficiência física e/ou motora do Ceir.

Marcelo Cardoso, de cinco anos, participará da roda e mostrará que a capoeira ajuda a superar dificuldades. De acordo com a mãe de Marcelo, Rosa Lima, o esporte tem sido um bom aliado no tratamento feito na instituição. “Meu filho já se desenvolveu muito e eu sei que foi a capoeira que o ajudou a superar as dificuldades de se levantar, se manter de pé e correr. Para mim, é uma das melhores terapias do Centro”, observa.

Além de ajudar no tratamento, o objetivo da reabilitação com a capoeira é quebrar preconceitos. O coordenador do setor de Reabilitação Desportiva, Childerico Robson, afirma que a sociedade deve aprender com as crianças a aceitar as diferenças. “As diferenças devem servir para aproximar, ao invés de separar as pessoas. A capoeira trabalha como ferramenta de inclusão social e arma de cidadania e reabilitação”, frisa.

Há mais de dois anos, o paciente Liédson Matheus da Silva, participa da roda de capoeira do Ceir e não esconde a empolgação. A mãe, Maria Nirinalda da Silva, conta que o esporte ajuda também na socialização. “Depois que começou a fazer capoeira, Matheus já consegue dar uns passinhos e, quando ele vê as outras crianças, ele se solta”, finaliza.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais