Cidadeverde.com

Alepi aprova instalação de desfibriladores em ônibus do Piauí

Imprimir
A deputada estadual Liziê Coelho (PTB) apresentou projeto de lei à Assembleia Legislativa, que obriga a instalação de desfibriladores em todo o transporte coletivo do Estado, além de cinemas, boates e casas de shows. De acordo com a parlamentar, o objetivo da proposta é aumentar as chances de salvamento das vítimas em casos de parada cardiorrespiratória.

Cerca de 160 mil pessoas morrem anualmente no Brasil vítima de distúrbios que resultam numa parada cardiorrespiratória séria. “Quanto mais rápido for o atendimento, maiores são as chances de evitar vítimas fatais ou diminuir os prejuízos deixados pelas sequelas que resultam do ataque”, declarou. 

Pelo projeto, os desfibriladores deverão ser fixados em locais de fácil visualização da população. As empresas de ônibus e vans deverão fornacer treinamento qualificado aos condutores para o uso correto do aparelho, em qualquer tipo de situação. Assim como os proprietários de casas de show e cinemas. O não cumprimento da lei acarretará o pagamento de multa que varia de R$ 1000 a R$100 mil UFIR-PI, dobrado na reincidência e assim sucessivamente.

Segundo Liziê, os americanos compram em média 35 mil desfibriladores desse tipo por ano. No Brasil, a aquisição desse equipamento não passa de 100 unidades em média. A Associação Americana do Coração afirma que o ideal é haja desfibriladores disponíveis em lugares com grande concentração de pessoas, na proporção de um aparelho para cada 2 mil pessoas.

[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais