Cidadeverde.com

Lixo prejudica distribuição de energia na zona sul, alerta Eletrobras

Imprimir
A Eletrobras Piauí alerta a população que o lixo jogado nas proximidades da subestação Macaúba, na zona sul de Teresina, representa risco não só para a saúde púbica, mas também para o funcionamento do sistema elétrico da capital e pode acarretar prejuízo aos teresinenses.


O terreno que fica ao lado da subestação Macaúba, no cruzamento das ruas Arlindo Nogueira e Murilo Braga, foi murado pelo proprietário para evitar o acúmulo de lixo no local. Porém, agora, a população despeja o lixo em via pública, ainda mais próximo à subestação e sob a linha de distribuição.

Por conta disso, a Eletrobras chama a atenção dos teresinenses e alerta que essa atitude representa risco para todos, tanto em relação ao fornecimento de energia elétrica, quanto para a saúde pública dos moradores daquela região.

A dona de casa Aldenora Gomes da Silva, que mora há 12 anos em frente ao terreno baldio, conta que já ficou doente por conta do lixo acumulado no local, onde são despejados, dentre outras coisas, animais mortos. 

“Vem gente de muitos lugares de Teresina para jogar lixo aqui. As pessoas põem cachorros e gatos mortos e o cheiro fica insuportável. Eu peguei uma bactéria por causa desse lixo perto da minha casa”, reclama. Ela lembra que houve casos de curto-circuito provocado pelos urubus que sobrevoam o lixo e do fogo sob os fios elétricos. “Aqui em casa mesmo já perdi duas televisões por causa disso”.

O gerente do Departamento de Manutenção, Walmir Oliveira Melo, explica que a população acumula lixo e, às vezes, põe fogo embaixo da linha de alta tensão, causando o aquecimento dos cabos e a consequente falta de energia elétrica, o que prejudica escolas, hospitais, o comércio, pequenas indústrias e os consumidores residenciais. 

“Sem contar que o tipo de lixo que é posto no local, atrai roedores, que podem danificar os fios do painel de controle da subestação, e urubus, que podem causar curto-circuito, a exemplo de outros casos já registrados pela empresa”, disse.

Walmir lembra ainda que um curto-circuito na linha de alta tensão pode acarretar várias consequência para os consumidores, tanto o desconforto pela falta de energia elétrica, quanto prejuízos materiais com a queima de eletrodomésticos e, o mais grave, o rompimento de cabos que podem causar acidentes fatais.

A Eletrobras encaminhará correspondência à Prefeitura de Teresina, solicitando providências para o problema e enumerando os riscos do lixo no que se refere ao fornecimento de energia elétrica para a capital.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais