Cidadeverde.com

Alerta: Crianças que sofrem abuso mudam de comportamento

Imprimir
Os casos de abuso sexual a crianças e adolescentes no Piauí têm chocado a população e as autoridades do Estado. As pesquisas apontam que a maioria dos casos de estupro ocorre dentro de casa, cometida por pessoas conhecidas.

O alerta aos pais vai desde o acompanhamento constante dos filhos até a percepção de sinais no comportamento da criança ou adolescente, que indiquem que esteja havendo abusos.

Em geral, os sintomas são: alterações bruscas no comportamento, no apetite ou no sono, agitação, medo desproporcional por exame físico, agressividade, isolamento e até mesmo automutilação. Qualquer diferença na forma de ação dos filhos deve ser analisada.

As autoridades do Estado, especialista em abusos, são unânimes ao destacar que os agressores geralmente são pais ou padrastos, tios ou amigos da família. São pessoas que abusam da confiança da família e geralmente fazem algum tipo de ameaça às vítimas.

O último caso de grande repercussão no Estado foi o abuso de cerca de seis vítimas no bairro Horto Florestal, zona Leste de Teresina. O agressor, Raimundo Neves, conquistou o carinho das crianças com presentes. Todos os vizinhos simpatizavam com o homem que se dizia ser benfeitor.

Jordana Cury

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais