Cidadeverde.com

Prefeitura tem R$ 18 milhões para plano de drenagem urbana

A Prefeitura de Teresina tem assegurados R$ 18 milhões para serem aplicados na elaboração do projeto executivo do Plano Municipal de Drenagem. Nesta segunda-feira (18) os Termos de Referência serão encaminhados para a Caixa Econômica Federal. Este é o primeiro passo para a contratação efetiva do serviço. Depois da aprovação da CEF, será elaborado o projeto licitatório,que será entregue ao Ministério das Cidades.

Os trabalhos de drenagem são fundamentais para garantir o escoamento da água da chuva e evitar as enchentes, comuns nas cidades brasileiras, porque são geradas principalmente pela falta de disciplinamento da ocupação urbana. O custo do controle desse processo é muito alto quando o desenvolvimento já está implantado. A medida preventiva de controle, onde os custos são reduzidos, corresponde ao Plano Diretor de Drenagem Urbana.

Os estudos do Plano Diretor de Drenagem Urbana identificaram 70 sub-bacias hidrográficas e ranqueou as 8 mais importantes e as que mais causam prejuízo de maneira direta ou indireta. Ou seja, as que atingem a vida de quem mora na área ou de quem não consegue trafegar por ela, em razão das inundações em período chuvoso.  

Estas oito sub-bacias serão as primeiras contempladas com o Plano de Drenagem Urbana, sofrendo intervenções técnicas para correção e mitigação de impactos ambientais negativos que ocorram nas bacias ou sub-bacias. As diretrizes apontadas vão desde a mudança na legislação municipal até a realização de obras importantes, como a construção de diques, ampliação dos condutos e a utilização de reservatórios de detenção na macrodrenagem. A ideia é que sejam cobertas as 8 bacias que compreendem as regiões Sul, Leste e Sudeste.

Roberto Amorim, coordenador de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Teresina, afirma que a importância da drenagem sustentável não se restringe apenas a corrigir o problema de áreas específicas, mas também dar um destino adequado às águas pluviais, de forma a evitar a ocorrência de inundações em outras áreas.

Para o secretário de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, com a expansão crescente da cidade e o aumento da área impermeabilizada, o problema das inundações se agravou. Como consequência, cada vez que cai uma chuva mais forte, algumas ruas e avenidas ficam completamente alagadas, por isso o Plano de Drenagem é essencial para o desenvolvimento da cidade.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais