Cidadeverde.com

Vereadores querem criação da SDU Nordeste e descentralização

Imprimir
A descentralização das Superintendências de Desenvolvimento Urbano de Teresina foi pauta de discussão na Câmara Municipal nesta terça-feira (19). Os parlamentares aprovaram, por unanimidade, requerimento que cobra da Prefeitura a reinstalação das SDUs em áreas afastadas do Centro, bem como a criação da SDU Nordeste, voltada à região da Grande Santa Maria da Codipi.

O requerimento a ser encaminhado ao Executivo é de autoria do vereador Rodrigo Martins (PSB), que foi à tribuna para tratar da problemática. Segundo ele, a atual localização das SDUs desfavorece comunidades localizadas na periferia da capital.


"Não tem sentido uma pessoa que mora no Porto Alegre, no extremo Sul de Teresina, se deslocar ao bairro São Pedro, onde existe a SDU Sul, em busca de soluções para seu bairro. Dificulta ainda o trabalho dos superintendente, que não têm como acompanhar essas necessidades diariamente", avalia Rodrigo, que é presidente da Câmara Municipal.

Ainda de acordo com o vereador socialista, as SDUs foram criadas na gestão anterior do prefeito Firmino Filho (PSDB) e conseguiam atender as comunidades. Porém, segundo ele, a Prefeitura necessita acompanhar o processo expansão geográfica e crescimento populacional da cidade.

 "À época, essas subprefeituras foram criadas porque havia necessidade de descentralizar a administração pública, deixá-la mais perto do povo, tinham uma localização estratégica. Porém, hoje, Teresina cresceu e é preciso pensar no reposicionamento delas para contemplar quem também mora em bairros mais afastados do centro", acrescenta Rodrigo Martins.

Os parlamentares pediram apartes para discutir a matéria durante sessão ordinária no plenário vereador José Omatti. Inácio Carvalho (PP), Edivan Silva (PTC), Aluísio Sampaio (PDT), Tiago Vasconcelos (PSB), Edvaldo Marques (PSB) e Antônio José Lira (DEM) se manifestaram a favor do requerimento e destacaram que em outras cidades a tendência da administração pública é descentralizar seus serviços para atender as demandas das comunidades, sobretudo as mais carentes.



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais