Cidadeverde.com

Corregedor de Justiça adia visita ao presídio Irmão Guido

O corregedor-geral de Justiça do Piauí, desembargador Francisco Paes Landim, suspendeu a visita que faria na tarde desta terça-feira (19) a penitenciária Irmão Guido, na BR-316, entre Teresina e Demerval Lobão. 

Foto: Evelin Santos
Desembargador Paes Landim era aguardado no presídio

Yala Sena/Cidadeverde.com

Paes Landim está fazendo uma série de visitas aos presídios do Estado, verificando a situação dos detentos provisórios. Pela manhã, o corregedor esteve na Casa de Custódia de Teresina, onde lançou o projeto Pipa Literária, para estimular presos a leitura, com benefício da redução de pena. 

O diretor de proteção externa da Secretaria de Justiça, Ancelmo Portela, e o diretor da penitenciária Irmão Guido, Paulo Roberto Nunes de Oliveira, estavam aguardando o corregedor quando receberam um telefonema do mesmo informando que a visita foi adiada para a próxima semana, por motivos de força maior. 

Yala Sena/Cidadeverde.com

A Irmão Guido hoje conta com 377 presos, sendo 159 sentenciados e os demais provisórios. Os quatro pavilhões podem abrigar somente 324 detentos. 

Ancelmo Portela afirmou que a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí tem sido uma parceira no sentido de agilizar processos e diminuir a superlotação carcerária. De acordo com o diretor, a visita iniciará o processo de levantamento da situaçaõ dos presos para a Justiça. 

A movimentação na Irmão Guido levantou rumores de que presos estivessem se rebelando, o que não ocorreu. O advogado Ednilson Holanda Luz visitou três clientes e confirmou que o clima na unidade prisional é de tranquilidade. Ele aproveitou para reclamar que os detentos estão passando mais de 30 dias no setor de triagem, quando o ideal seriam 8.


Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais