Cidadeverde.com

Piauí pode adotar modelo espanhol para tratar resíduos sólidos

Imprimir
No terceiro e último dia de visita em Madri, o governador Wilson Martins discutiu parcerias para a proteção ambiental e coleta e tratamento de resíduos sólidos. Experiências da região autônoma da Espanha podem ser adotadas em municípios piauienses.

CCOM
Wilson Martins e Borja Sarasola

A macrorregião da comunidade de Madri conta com a capital espanhola e outros municípios, que possuem experiências positivas de coleta e tratamento de lixo tanto na zona urbana como na área rural. Os modelos foram apresentados por Borja Sarasola, secretário de Meio Ambiente e Ordenação Territorial. 

“É uma experiência rica que pode nos ajudar muito”, disse Wilson Martins. Ele lembra que o prazo para prefeituras formalizarem seu plano de tratamento de resíduos sólidos acaba no meio deste ano. 


De acordo com o Governo do Piauí, a gestão espanhola demonstrou disposição em disseminar sua experiência no tema, como forma de estreitar a relação com parceiros como o Brasil. 

Também foram discutidas propostas para que o Piauí possa ampliar seu desenvolvimento preservando o meio ambiente. “O Piauí tem pressa para crescer, mas não pode matar sua galinha dos ovos de ouro que é esse território com possibilidades naturais fortes e diversificadas. Queremos crescer, mas conciliando crescimento com respeito ao meio ambiente”, declarou Martins.

A Embaixada do Brasil em Madri se colocou a disposição para manter o diálogo entre o Piauí e a capital espanhola, na busca dessas parcerias. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais