Cidadeverde.com

Governo russo vai enviar missão empresarial para investir no Piauí

Imprimir
Uma missão empresarial da Rússia vai desembarcar no Piauí já no mês de julho, com a intenção de ver de perto as potencialidades de investimento no Estado. Este é o primeiro resultado da viagem do governador Wilson Martins a Moscou. O acerto foi definido em uma reunião de Wilson na Câmara de Comércio e Indústria da Rússia, nesta sexta-feira (12), pela manhã, na capital russa. O encontro teve a participação de empresários e representantes do governo, que se mostraram muito interessados nas oportunidades que o Piauí pode oferecer.


Como na Espanha, Wilson Martins fez uma didática exposição sobre as relações Brasil-Rússia, o interesse em se ampliar essa relação e como o Piauí pode ser o destino dos investimentos realizados por Moscou. No encontro, estavam diversos diretores da Câmara russa e representantes do governo, entre eles Serguei Vasilyev, vice-presidente do Vnesheconobank, principal banco de fomento do país, correspondente, no Brasil, ao BNDES.

No encontro havia empresários de vários setores. Desde o início houve a manifestação de interesse na instalação de uma fábrica de fertilizantes no Piauí, levando em conta que os insumos para a agricultura são em grande medida importados da Rússia e o Piauí tem uma das maiores importadoras do produto, a Bunge. Mas os interesses são bem mais amplos, alcançando áreas como plantação de grãos, instalação de agroindústrias, participação no turismo e, principalmente, a área mineral, onde ganha mais destaque o campo de gás e petróleo em razão do leilão de 14 lotes no Piauí, a ser feito em maio pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Rússia, Georgi Petrov, revelou a surpresa com o tamanho do potencial do Piauí, que vai muito além do setor agrícola. No seu entendimento, isso abre importantes oportunidades para a construção de relação comercial entre o Estado e empresas russas. Já o vice-presidente do Vnesheconobank, Serguei Vasilyev, propôs a constituição de uma comitiva para visitar o Piauí, contando com o apoio do Ministério de Desenvolvimento do país.

Esse tipo de ação ganhou ainda o apoio da Embaixada do Brasil em Moscou, que na reunião estava representada pelo secretário de Trade e Investimento, Danilo Costa. A Embaixada vai acompanhar os contatos com os empresários, para agilizar a visita da comitiva russa ao Piauí.

Para o governador Wilson Martins, o trabalho de prospecção de negócios está tendo excelente retorno. “O conhecimento do Brasil no exterior é muito restrito e quando se fala de negócios, basicamente há referências ao Centro-Sul e, mais especificamente, a São Paulo. Quando apresentamos nossas potencialidades há uma agradável surpresa”, revela.

“Estamos nos desdobrando nesse trabalho de mostrar o Piauí, com suas potencialidades e perspectivas. E estamos conseguindo fazer os investidores verem que nosso estado tem grandes oportunidades. Há uma vontade de ampliar as relações com o Brasil, e agora o Piauí se coloca como alternativa para os investidores”, destacou Wilson. Ele observa que os incentivos oferecidos pelo Governo do Piauí, assim como a estabilidade econômica do Brasil, são atrativos importantes.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais