Cidadeverde.com

GPS: Piauí ganha 500 tornozeleiras e passa a monitorar presos

Imprimir
A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) recebeu nesta terça-feira (28) 500 tornozeleiras eletrônicas que serão colocadas em presos que cometerem crimes leves e não oferecerem risco à sociedade. O equipamento terá GPS e será monitorado via satélite. O preso poderá optar pela tornozeleira ou pelos presídios convencionais.


O técnico Régio Sousa explicou que 16 funcionários da Sejus serão responsáveis pelo monitoramento do sinal emitido pelas tornozeleiras. "Esses profissionais irão acompanhar o movimento das pessoas que estão com o equipamento. A informação chega aos técnicos em tempo real e se o preso não obedecer, o aparelho vibrará para que ele perceba o erro e saiba que está sendo monitorado".

Ainda segundo Régio, a tornozeleira emite sinal em qualquer parte do planeta, mas esses sinais só poderão ser monitorados pela Sejus se estiverem em território nacional. O aparelho é feito de plástico, é à prova d'água e só pode ser fechada uma vez. "A instalação é feita por um equipamento específico. Uma vez fechada, só abre se for cortada e inutilizada. O preso pode cortar, mas será enviado imediatamente um sinal para a Central", destacou.

Foto: Evelin Santos

O corregedor geral Francisco Paes Landim acrescentou que as tornozeleiras abrirão vagas no sistema prisional e serão usadas apenas em presos com bons antecedentes, profissão, endereço fixo e que cometeram crimes leves, ou seja, que não representam risco à sociedade.

"O juiz será o responsável por fazer essa ponderação, saber quem pode usar. Pode ser até que a pessoa prefira ficar no presídio, o que é comum quando existem ameaças de morte. Nesses casos, o preso tem liberdade de escolha", ressaltou Paes Landim. 

O desembargador disse ainda que não há uma data certa para que as tornozeleiras sejam usadas. "Provavelmente serão utilizadas após o resultado do mutirão, mas ainda haverá uma reunião para orientar os juízes e determinar regras práticas para a seleção dos presos que podem usar esse equipamento", finalizou.

Jordana Cury
Com informações de Joelson Giordani (TV Cidade Verde)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais