Cidadeverde.com

Cartão: 70% dos brasileiros não sabem quanto pagam pelas taxas

Imprimir
A maioria dos brasileiros não sabe quanto paga de taxa de juros do cartão de crédito. Segundo uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 72% dos consumidores não sabem disso, quando deixam de quitar o valor integral da fatura do cartão.


Em relação ao valor pago pela anuidade do cartão, 79% disseram que sabem quanto pagam, contra 21% que não sabem.

Para a economista do SPC Brasil Ana Paula Bastos, estes dados podem revelar um comportamento imediatista por parte do consumidor. “O estudo mostra que brasileiro demonstra interesse em saber o quanto que vai desembolsar para adquirir o cartão, mas ignora o valor de custos secundários como a multa paga por atrasar o pagamento da fatura ou o juro cobrado pelo uso do crédito rotativo.”

Número de cartões
O cartão de crédito está definitivamente consolidado na carteira do brasileiro e já é utilizado por 77% dos consumidores entrevistados. Pelos dados, 31% disseram que têm menos um cartão de crédito (incluindo cartões de banco e de lojas), 24% têm dois cartões de crédito, 12% têm três cartões, enquanto 11% têm quatro cartões ou mais. Já 23% disseram que não têm nenhum cartão.

Ao serem questionados se utilizam todos os cartões, 69% disseram que sim, contra 31% que não. Ao analisar as classes, os entrevistados da classe A/B são os que mais utilizam todos os cartões, com indicador chegando a 71%. Na classe C, o percentual é de 67%, enquanto na D/E é de 66%.

O estudo indicou ainda que 87% pagam 100% do valor das faturas na data de vencimento, 9% disseram que pagam o valor mínimo e 5% pagam 100% depois da data de vencimento.

Na avaliação do SPC Brasil, o cartão de crédito é um vantajoso instrumento de financiamento, já que oferece parcelamento praticamente a custo zero, com exceção do valor cobrado pela anuidade.

“Acontece que a lógica deste jogo é muito simples: aqueles que não quitam o valor integral da fatura pagam pela comodidade e praticidade daqueles que usam o cartão de maneira consciente. A taxa média gira em torno de 200% ao ano. É a maior do mundo”, finaliza a econimista.

Sobre o estudo
O estudo foi encomendado para traçar os hábitos e os comportamentos mais comuns do brasileiro na hora de utilizar as várias opções de crédito disponíveis no mercado. Para isso foram ouvidas 604 pessoas de todas as capitais brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Info Money
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais