Cidadeverde.com

Alepi recorre ao STF por redução de vagas, Gilmar Mendes será relator

Imprimir
Atendendo pedido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), a deputada Margarete Coelho (PP), que é advogada, prestou esclarecimentos sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) impetrada pelo Poder Legislativo no Supremo Tribunal Federal (STF) visando impedir a redução do número de parlamentares federais e estaduais do Piauí. 

Foto: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Margarete Coelho disse que o ministro Gilmar Mendes é o relator da ADIN e que a Assembleia está questionando a constitucionalidade da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de definir o número de parlamentares dos Estados na Câmara e nos Legislativos estaduais. 
 
"Entramos com um pedido de liminar contra essa decisão e ele será apreciado nos próximos dias", declarou a deputada do PP, assinalando que a perspectiva é de que a Assembleia obtenha êxito na ação impetrada junto ao STF. 

Foto: Caio Bruno/Alepi

Segundo a deputada a ação questiona inclusive o processo legislativo que culminou na lei que deu ao supremo a prerrogativa de decidir sobre a representação nas casas legislativas.Segundo Margarete Coelho quando foi elaborado o cálculo da redução o Piauí foi escolhido aleatoriamente como o estado que perderia mais um número de vaga. "Tudo isso está sendo questionando na ação", afirma.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais