Cidadeverde.com

Piauí será anunciado área livre da aftosa nos próximos dias

Imprimir
Depois de cumprir todos os requisitos de mudança para Área Livre com Vacinação, o Piauí deve divulgar, nos próximos dias, o resultado da primeira etapa da campanha contra a febre aftosa. O número de vacinas comercializado indica que a campanha apresentará um número próximo às últimas que confirmaram a mudança de patamar.

Na próxima quinta-feira (15), termina o prazo para a certificação da imunização da primeira etapa da campanha 2013, contra a febre aftosa no Piauí. A movimentação de criadores para entregar a prova da vacinação do rebanho nas sedes da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) é considerada boa. A previsão é de mais uma campanha acima da média, fator que confirma que o Estado vai mudar para o patamar de Área Livre com Vacinação.

O governador Wilson Martins explicou que aguarda a visita do ministro para a mudança de classificação. Lembrou ainda da valorização do rebanho nos últimos anos, mesmo com a estiagem que causa grandes prejuízos aos pecuaristas. “A nossa realidade é a de colher frutos por causa do duro trabalho da Adapi, hoje o nosso rebanho tem outra cara, nossas fazendas investem cada vez mais em tecnologia e seleção de animais, nossas fronteiras ficarão abertas para a entrada e saída de animais,  tudo isso por causa de um árduo trabalho que começou lá atrás”, disse.

O Piauí possui um rebanho de 1,7 milhão de cabeças de gado. Nas últimas dez campanhas, os índices alcançados pelo Piauí têm sido superior a 90% de cobertura. Na segunda etapa da campanha 2012, a cobertura foi superior a 97%. A Adapi está presente em 200 municípios com uma cobertura de 63 mil criadores de gado. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais