Cidadeverde.com

Prefeito entrega medalha a 31 homenageados no 4 de Setembro

Imprimir
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, entregou, na noite desta sexta (16), a Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva a 31 personalidades e instituições que prestam relevantes serviços à Teresina. A solenidade aconteceu no Teatro 4 de setembro, como parte da programação do aniversário de 161 anos da capital.

Semcom

Para o prefeito Firmino Filho, a medalha, que é a maior honraria de Teresina, é uma forma de reconhecer quem faz a diferença no desenvolvimento da cidade. “Todos os homenageados têm grandes méritos e somos gratos pela grande contribuição que todos dão diariamente para a cidade. Teresina é fruto de um sonho de Conselheiro Saraiva e de todos que vieram para a cidade e busca de oportunidades. Portanto, temos orgulho dos teresinenses de nascimento e os de coração, que são esses que hoje estão sendo homenageados”, destacou.


As personalidades homenageadas foram escolhidas por um conselho formado pelo prefeito Firmino Filho, representantes da Academia Piauiense de Letras, Associação Comercial Piauiense e pelos secretários de Governo, Luciano Nunes, e de Educação, Kléber Montezuma.


Foram homenageadas com os graus Grande Oficial, Oficial e Cavalheiros profissionais de várias áreas de atuação como professores, advogados, juízes, atletas, empresários, militares, servidores da prefeitura, profissionais liberais, padres, políticos, instituições e pessoas de destaque na cidade, como a comerciante Maria Paixão, famosa por vender comidas típicas de Teresina no mercado público da Piçarra.


“Saí da minha terra Natal, Pedras de São Pedro do Piauí, para Teresina aos oito anos de idade. Aqui constituí família e dei o meu suor como comerciante. Comecei com uma 
banquinha de venda de mingau maranhense próximo ao Mercado da Piçarra e depois me tornei permissionária do Mercado, onde trabalho há 28 anos. Para mim é uma honra receber uma homenagem da Prefeitura de Teresina pelos relevantes serviços prestados. Vejo como um incentivo para que a minha comida, que tanto sucesso faz no mercado, continue sendo um sabor de Teresina”, comemorou.


Entre os homenageados estão o vereador Dr. Pessoa (PSD), o deputado federal Marllos Sampaio (PMDB) e o deputado estadual Fábio Novo (PT), o conselheiro Delano Câmara e o judoca Expedito Falcão. Receberam ainda o comandante da Polícia Militar, coronel Gerardo Rebelo Filho, o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimateia Dantas Lopes, o professor Luiz Romero e a médica Lúcia Santos, presidente do Sindicado dos Médicos do Piauí.


O desembargador Oton Mário José Lustosa Torres, a superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Paula Mazullo, a Procuradora de Justiça, Zélia Saraiva, e o jornalista Marcos Teixeira também estão entre os agraciados. O Lar da Fraternidade e a Orquestra Sinfônica de Teresina foram homenageados também pela Prefeitura de Teresina. 

Para Dom Jacinto Brito, que representou todos os homenageados da noite, a honraria é um gesto de incentivo por parte da cidade a quem está chegando, como é o seu caso. “Sou filho de Bacacal e estou em Teresina há um ano e três meses. Sou muito grato à Prefeitura por essa homenagem, que vejo como um incentivo. Me considero um teresinense de coração e me sinto como um tijolo diferenciado  desse  edifício, Teresina, que cresce a cada dia”, declarou.

A Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva foi criada pela Lei nº 684, de 16 de agosto de 1985, e alterada pela Lei nº 1.473, de 17 de julho de 1990 e tem o objetivo de homenagear personalidades e instituições que prestam relevantes serviços para a cidade, mas que não nasceram na capital. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais