Cidadeverde.com

Feridos em acidente com ônibus escolar recebem alta; motorista é preso

Imprimir
Atualizada as 19h50min

Um ônibus escolar com 15 crianças e adolescentes tombou em uma ponte na manhã desta terça-feira (20), em Demerval lobão, a 30 km de Teresina. O acidente ocorreu por volta das 6h40 mim na ponte que liga os bairros Centro e Mutirão. Doze pessoas foram atendidas no hospital do município e cinco foram levadas para o HUT, mas todas já passam bem. O motorista foi detido ao ter alta e liberado após prestar depoimento.

Foto: Jordana Cury/ Cidadeverde.com

O Hospital de Urgência de Teresina - HUT, informou que as vítimas Maria de Fátima da Cruz Macêdo, 21 anos, Joyciara de Moraes Silva, 16 anos e Elissandra Beatriz Santos, 15 anos fizeram alguns exames, e estão em observação. As jovens tiveram escoriações leves mas devido a gravidade do acidente, permaneceram no hospital e foram liberadas durante a tarde.

Ao ter alta do HUT, o motorista Areolindo José Fernandes foi detido pela polícia e levado para a delegacia de Demerval Lobão. Após prestar depoimento, ele foi liberado.

De acordo com o soldado, Nilmar Moura, do 6º batalhão de Polícia Militar, que esteve no local, os próprios ocupantes do ônibus contaram que o motorista Areolindo José Fernandes, conhecido como Ari, seguia em velocidade acima do permitido e falava ao celular no momento do acidente.


"No ônibus havia pelo menos 15 crianças, ele já havia passado por três escolas e faltavam mais duas, o motorista foi socorrido, mas não tinha ferimentos. Ele fará o teste do bafômetro, pois as crianças afirmam que ele estava em velocidade alta e falava ao celular. Para a Polícia ele alegou que o ônibus teve um problema mecânico", explicou o soldado ao Cidadeverde.com.


O jovem Mateus da Silva Ribeiro, 18 anos, que estava dentro do veículo, descreve como foi o momento do acidente. “Eu estava na parte detrás do ônibus, mas deu pra perceber que a velocidade estava mais alta que o normal, de repente o ônibus virou, o impacto foi forte, as crianças começaram a gritar e chorar. Eu tentei abrir a janela de emergência, mas não consegui e acabei quebrando o vidro com o cotovelo, pra poder salvar os menores. Foi uma sensação horrível”, lembrou o jovem mostrando o cotovelo ferido. Segundo ele havia pessoas de sete anos a 18 anos, acompanhados pela professora que trabalhava na zona Rural.


O morador de Demerval Lobão, Mariano Félix foi o primeiro a chegar no local do acidente, ele afirma que foi preciso quebrar o vidro da frente para retirar algumas das vítimas. "Peguei um pau e quebrei o vidro para poder tirar 10 meninos que estavam na parte da frente, todos eles tinham cortes pequenos pelo corpo", afirmou o morador. 


Mariano lembrou ainda do momento em que escutou o barulho do ônibus caindo da ponte. "Eu estava até na porta e vi quando o ônibus triscou na ponte, depois foi um barulho enorme e o desespero era total". O delegado de Demerval Lobão, esteve no local com o instituto de criminalística e se negou a dar informações.


No Hospital Estadual João Luís de Moraes em Demerval Lobão, 12 pessoas deram entrada, incluindo o motorista. De acordo com a diretora Elizângela Lopes de Araújo, elas não apresentavam ferimentos graves, mas por falta de aparelho de raio X, cinco foram levadas para Teresina. 


"O médico que atendeu as vítimas, percebeu alguns politraumas e transferiu para Teresina, para exames complementares. Foram encaminhadas quatro crianças e o motorista. Os demais foram liberados após exames simples", explicou a diretora.

O ônibus ainda está no local e todos os vidros estão quebrados.

Secretaria de Educação

A secretária de Educação do município, Edilene Chaves, afirmou ao Cidadeverde.com que o ônibus presta serviços a prefeitura, mas pertence a uma empresa terceirizada. Segundo ela servidores da secretaria de Saúde, prestam todo o apoio as vítimas, que estão sendo acompanhadas por equipes de psicólogos e assistentes sociais.


Jordana Cury (Direto do Local)
Rayldo Pereira (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais