Cidadeverde.com

Gruta Bethânia recebe nova estrutura e praça de 5mil metros

A nova praça com 5 mil metros quadrados possui  piso de pedra de Juazeiro e, além de dar maior visibilidade para a gruta Bethânia, vai proporcionar conforto aos romeiros que visitarem o local,  principalmente no mês de fevereiro quando é comemorado o festejo da gruta. Nesta época, o número de visitantes chega a 10 mil por dia.

Mas não é somente em determinados meses do ano que a gruta é frequentada. Desde 1948, quando foi inaugurada, a gruta tornou-se ponto de parada para os devotos de Nossa Senhora de Lourdes que viajam pela BR 316. Desde que a nova estrutura (que inclui uma praça, estacionamento e banheiros) ficou  pronta,  os visitantes não param de aumentar.  É o que garante Erlane da Silva, que trabalha em um quiosque vendendo lanches e lembranças da gruta. "Esse quiosque existe há sete anos e nunca tinha visto uma movimentação tão grande como a desta semana. Acredito que a praça dá mais visibilidade para a gruta e, consequentemente, nossas vendas melhoraram", disse.

Considerada o segundo maior ponto turístico religioso do Piauí, perdendo apenas para Santa Cruz dos Milagres, a Gruta Bethânia foi um sonho realizado em parceira entre uma piauiense e um frei Italiano. Ao vivenciar os horrores da segunda Guerra Mundial, frei Vittorino Milão fez uma promessa de que se sobrevivesse construiria um templo em agradecimento à Nossa Senhora de Lourdes.

Ao final da guerra, frei Vittorino foi mandado ao Brasil, mais precisamente ao município de Lagoinha do Piauí. Lá foi recebido com um almoço por dona Meli Noronha, dona da fazenda Bethânia. Ao relatar a promessa que havia feito e o receio de não conseguir realizá-la por falta de recursos, Frei Vittorino foi surpreendido pela generosidade de dona Meli que não só cedeu o terreno para construção da Gruta como convocou a população local a ajudar com mão de obra e material doado.

Assim, há 65 começou a história da Gruta Bethânia, história que vem sendo conduzida pelos familiares de dona Meli. Joaquim Noronha, sobrinho da benfeitora, vê com muita alegria a nova estrutura proporcionada pelo Governo do Estado. "Se minha tia estivesse viva, com certeza, estaria muito feliz com essa inauguração. Nossa família, todos os romeiros e devotos de Nossa Senhora de Lourdes agradecem a sensibilidade do governador em concluir uma obra tão importante para nós", afirmou.

A solenidade de inauguração foi marcada pela celebração de uma missa campal e de uma chuva de pétalas de rosas. Para o secretário de Infraestrutura, Castro Neto, essa é uma obra de imensa importância. Não pelo valor investido, mas pelo significado para a cultura e o turismo piauiense. "Aqui foram utilizados cerca de 900 mil reais de recursos do Governo do Estado, um investimento que não é tão alto se compararmos com os de outras obras, mas sem dúvidas vai trazer mais conforto para os romeiros e visibilidade para o turismo da Gruta Bethânia", conluiu.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais