Cidadeverde.com

Comitê faz avaliação de qualidade e agilidade no TCE do Piauí

Imprimir
 O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) recebeu na sexta-feira (13) a visita técnica de um grupo do Comitê Gestor de Avaliação de Qualidade e Agilidade do Controle Externo. A visita faz parte do plano de ação do Comitê, criado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) com o objetivo de apurar, de forma aprofundada, se os órgãos de controle externo atendem aos anseios da sociedade.


Estão sendo visitados todos os Tribunais de Contas que aderiram ao regulamento de Qualidade e Agilidade aprovado pela Atricon. O regulamento estabelece as regras e parâmetros de avaliação de qualidade e agilidade, contando com 20 itens e cerca de 60 critérios, sendo que os primeiros relacionam-se aos temas ou áreas a serem avaliadas e, os últimos, se referem aos pontos de controle a serem adotados como referência para afirmar que o Tribunal de Contas atende ou não a determinado item.

Mais de dez tribunais de contas já foram visitados por grupos do Comitê Gestor de Avaliação de Qualidade e Agilidade. No TCE-PI, o grupo de visitantes é formado pelo conselheiro substituto Moisés Maciel, do Tribunal de Contas do Mato Grosso, a conselheira Soraia Thomaz Dias, do Tribunal de Contas do Ceará e a assessora do gabinete da presidência do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Débora Pinto da Silva.  

A etapa inicial da avaliação começou com a resposta, pela Presidência do TCE, a um questionário prévio com 133 quesitos, inseridos em 88 perguntas. Os resultados da avaliação serão anunciados durante o XXVII Congresso dos TCs do Brasil, que ocorrerá entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Vitória (ES).
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais