Cidadeverde.com

33 mil pescadores devem receber Seguro Defesa pela piracema no PI

Imprimir
A diretora do Sistema Nacional de Empregos no Piauí (Sine), Betânia Rios, revelou que cerca de 33 mil pescadores do Estado devem receber Seguro Defesa neste ano. O benefício é pago através do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) durante a piracema.

Fotos: Wilson Filho/especial Cidadeverde.com

O período é conhecido pela reprodução de peixes e proibição da pesca. Para se manter, os pescadores recebem beneficio no valor total de R$ 2.700, ou quatro salários mínimos. O cadastro inicia em 15 de outubro. 

O pagamento inicia em dezembro e segue até o mês de março de 2014. No ano passado foram investidos R$ 75 milhões, apenas no Piauí, dentro do programa Seguro Defesa. A expectativa é que neste ano, os recursos sejam até 10% maiores.


“Durante esse período em que o pescador recebe o benefício ele fica proibido de exercer a profissão. Se for comprovado que ele pescou enquanto recebeu o benefício será excluído do programa”, explica Betânia Rios.

Vagas de emprego
De acordo com a gestora, o Sine continua com vagas em aberto e selecionando trabalhadores. Nesta terça-feira (17), por exemplo, são 167 oportunidades de trabalho variadas a espera de candidatos.


“É necessário apresentar RG, CPF, PIS/PASEP, carteira de trabalho e um pequeno currículo para se cadastrar. De 23 a 27 de setembro estaremos em Picos, com oferta de 150 vagas para trabalhar em São Paulo, na fábrica da Sadia”, conta a diretoria do Sine.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais