Cidadeverde.com

Alunos de melhor Ideb estudam no chão em Redenção do Gurgueia

Imprimir
Estudantes do município de Redenção do Gurgueia (a 691 quilômetros de Teresina), são obrigados a assistir aulas no chão da escola devido à falta de carteiras escolares. A Unidade Escolar Marcos Parente, escola de melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no município piauiense e a segunda melhor na região, enfrenta problemas estruturais. Devido à escassez de mesas e cadeiras para os alunos, a direção da escola pede ajuda.



Segundo a diretora da escola, Ângela Guerra, a escola tem 287 alunos matriculados e a escassez de carteiras está criando problemas para a educação das crianças e adolescentes. “Já solicitamos à Secretaria de Educação o envio das carteiras, mas até agora nada. É uma escola de quase 50 anos que já formou todos os filhos de Redenção e hoje enfrenta essa dificuldade, mesmo com os dados positivos obtidos pela unidade. Apelo ao governo, por favor, para nos enviar os equipamentos”, declara a diretora.

A diretora informou ainda que trabalha a conscientização dos alunos para não depredar os assentos na escola, mas todo dia há registro de carteiras quebradas. “Queremos também da Secretaria uma reforma, a construção de sala de biblioteca e refeitório mais adequado”, disse Ângela Guerra.


Reação da Secretaria
O secretário estadual de educação, Átila Lira, foi informado pelo Cidadeverde.com sobre a reclamação da diretora. Ele disse a falta de equipamentos não deveria acontecer, já que há ordens expressas de cumprir a demanda nas escolas. “A ordem é atender todo mundo”, disse Átila Lira.​


Ele informou ainda que existe uma fábrica em Teresina para recuperar as carteiras danificadas. “Além disso, adquirimos novas carteiras com o padrão do Ministério da Educação”, disse.


Por ano, uma média de 50 mil carteiras são destruídas e recuperadas nas 630 escolas estaduais. O Piauí tem hoje mais de 320 mil alunos matriculados no ensino estadual.

A direção da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc) informou ainda que enviará técnicos para verificar as necessidades das escolas no município.




Atualizada às 11h29


Nota da Seduc

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) esclarece que a situação da Unidade Escolar Marcos Parente, na cidade de Redenção do Gurguéia, não foi informada como prioridade da 14ª Gerência Regional de Educação (Gre) ao setor responsável pela distribuição e controle de material enviado às escolas.

Mesmo assim, preocupada em dar assistência às atividades pedagógicas, a Seduc já enviou, na manhã desta sexta-feira (20), novos 600 conjuntos aluno para atender não só a referida escolas, mas também os estudantes da Unidade Escolare Petrônio Portela e do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral – Cemti José Soares, no município de Redenção do Gurguéia.

A Seduc também informa que, desde 2011, foi adotada uma política para que nenhuma escola deixe de ter as devidas condições necessárias para o seu funcionamento. Em 2011, foram adquiridas mais de 40 mil carteiras universitárias. Em 2012, a Secretaria adquiriu mais 55 mil conjuntos aluno e aproximadamente 26 mil novas carteiras universitárias.

Só em 2013, novos 123 mil conjuntos aluno e 15 mil carteiras universitárias foram adquiridas e destas, cerca de 60 mil já foram entregues e até o final do ano, todas serão enviadas às escolas para garantir o bom desenvolvimento dos trabalhos de ensino e aprendizagem. A Seduc ressalta que a sua principal missão é zelar pelo bem estar de toda a comunidade escolar e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação no Piauí.


Flash Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais