Cidadeverde.com

Ceir contabiliza mais de 500 mil atendimentos em cinco anos

Imprimir
Em cinco anos de funcionamento, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) conseguiu ultrapassar a marca de meio milhão de atendimentos realizados à população do Piauí. A reabilitação e autonomia dos pacientes são os objetivos que norteiam o trabalho no Centro, tido como referência nacional no atendimento a quem tem dificuldades de locomoção.

 
Até o último mês de setembro, foram contabilizados no Ceir 514.274 atendimentos. Quem procura o Centro recebe um tratamento de reabilitação multiterápico e é assistido, em um só local, por médicos e outros profissionais de várias especialidades, entre elas: arteterapia, enfermagem, fisioterapia aquática e de solo, fonoaudiologia, musicoterapia, nutrição, odontologia, pedagogia, psicologia, reabilitação desportiva, serviço social e terapia ocupacional.
 
Adriano Coelho, 27 anos, é um dos beneficiados com esse trabalho. Vítima de um acidente de trânsito ocorrido em 2011, ele teve que amputar parte da perna esquerda e, agora, se prepara no Ceir para receber uma prótese. "Estou com esperanças de conseguir retomar meu emprego a partir de agora. É difícil porque nem mesmo a cidade está preparada para receber um deficiente", desabafa Adriano, que antes do acidente atuava como açougueiro.
 
Único centro do Piauí a reunir e oferecer atendimentos multidisciplinares, o Ceir ainda se destaca por ser responsável pela fabricação e dispensação de produtos na Oficina Ortopédica. Somente este ano, já foram 3.230 produtos fabricados e entregues. Além disso, ainda há um centro de diagnósticos no local, com capacidade para realizar mais de 100 tipos de exames. Todos os serviços são gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
“Aqui, reunimos vários serviços e trabalhamos as pessoas com deficiência como detentoras de direitos. Nosso objetivo é incentivar a autonomia e a inserção deste paciente na sociedade”, afirma Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, entidade sem fins lucrativos que administra o Ceir desde a sua fundação.
 
Inaugurado em maio de 2008, o Ceir apresenta uma média atual de 1.529 pacientes atendidos a cada mês, 105 a mais que em 2012. O Centro é uma realização do Governo do Estado do Piauí e conta com apoio do Governo Federal. Entretanto, a administração é da Associação Reabilitar, uma organização social sem fins lucrativos.
 
 
Saiba como solicitar gratuitamente os serviços de reabilitação do Ceir:

1º Passo – Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Solicite o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS.
2º Passo – Anexe à solicitação do médico às cópias dos seguintes documentos:
a) CPF e RG;
b) Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde);
c) Comprovante de Residência com CEP;
d) Informe pelo menos um número de telefone para contato;
3º Passo – Procure o setor de marcação de consultas on line do SUS na Secretaria de Saúde do seu município. Quem mora em Teresina deve procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência para agendar o dia e a hora da primeira consulta no CEIR. 
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais