Cidadeverde.com

Câmara garante que hospital do bairro Pedra Mole não será fechado

Imprimir
Reunião na Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira (13) pôs fim à polêmica de que o hospital São Carlos Borromeo, localizado no bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina, seria fechado. A garantia foi dada pelo Padre Humberto Pietogrande, que é fundador da Fundação Antônio Dante Civiero (Funaci), entidade que administra o hospital. 

Fotos: Léo Torres

O secretário municipal de Saúde, Noé Fortes, enfatizou que o hospital não ficará desassistido pela Prefeitura.

A decisão da Funaci ocorreu após protestos da população na área do bairro Pedra Mole, devido à possibilidade do fechamento dos serviços do hospital para implantação do projeto de Cuidados Continuados Integrados. A população elaborou abaixo assinado com mais de três mil assinaturas, solicitando que o projeto fosse implantado, mas sem afetar os serviços prestados atualmente.


Agora, sem alterar o funcionamento do hospital, a Prefeitura de Teresina terá que definir um novo local para implantação do projeto, de modo que os recursos destinados para o programa não sejam perdidos. Isso porque o dinheiro é destinado apenas à aquisição de aparelhos e reforma do local de funcionamento e não para construção de um centro de atendimento.

A presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereadora Teresa Britto (PV), solicitou ao coordenador nacional do programa Cuidados Continuados, Paulo Carrara, que a verba fique reservada para o Piauí. Além disso, a parlamentar pediu que a Prefeitura disponibilize ao hospital um médico anestesista, ambulância 24 horas e que os 121 pacientes da lista de espera por cirurgias no hospital possam realizar seus procedimentos no São Carlos Borromeo.


O médico Paulo Carrara, que veio de São Paulo apresentar os benefícios do programa, afirmou que a Prefeitura terá até o fim do ano para apresentar uma estrutura que possa receber o projeto e não perca os recursos. 

O secretário Noé Fortes explicou aos funcionários e à população que definirá com o prefeito Firmino Filho (PSDB) uma forma de manter o contrato do hospital com o Sistema Único de Saúde (SUS), que vence em dezembro próximo.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais