Cidadeverde.com

Período chuvoso exige maiores cuidados com a dengue

Imprimir
Com a chegada das férias e do período chuvoso, os cuidados com a dengue não podem parar e precisam ser redobrados. O acúmulo de água, comum nesse período, pode causar o surgimento de focos para reprodução do mosquito Aedes aegypti, agente causador da doença. A forma mais eficaz para prevenir a proliferação do mosquito da dengue é combatê-lo desde o processo de reprodução.
 
Segundo o último levantamento realizado pela Gerência de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), até o dia 04 de novembro de 2013 foram notificados 1990 casos suspeitos de dengue no município de Teresina. Uma redução significativa em comparação ao ano de 2012, que no mesmo período foram notificados 7213 casos.
 
Por mais que o panorama da dengue na capital não seja alarmante, a dengue não deixa de ser uma doença que não mereça atenção. “Devemos redobrar os cuidados nesta época do ano, pois casas fechadas em tempos de chuva podem se tornar fazendas de criadouro do mosquito”, alerta a diretora da Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. Pequenas ações se tornam essenciais para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
 
A dica é vedar depósitos plásticos, pneus e reservatórios em nível de solo, como manilhas e tambores; consertar calhas e marquises; fechar caixas dágua; evitar o acúmulo de água em vasos de planta; manter a água da piscina tratada e vedar vasos e ralos que não sejam utilizados diariamente. Um exemplo disso é o chuveiro de piscina, que fica exposto à chuva. Normalmente, o mosquito da dengue coloca os seus ovos em locais onde há o acúmulo de água limpa, por isso o fato da doença ser tão frequente no período chuvoso.
 
Materiais como pneus velhos, caixas dágua, garrafas, calhas entupidas, vasos de plantas e também recipientes jogados em lixo descoberto, precisam ser manuseados corretamente, evitando potenciais criadouros, pois esses materiais possuem aspecto estrutural favorável para o desenvolvimento da larva do mosquito transmissor da doença.
 
Quando forem detectados os focos do mosquito da dengue, deve-se entrar em contato com a Gerência de Zoonoses, através dos telefones (86) 3215-9143 ou (86) 3215-9144 ou para o disk-dengue, no telefone 0800 286 0007.
 
Dengue
 
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Ao ser infectada, a pessoa pode sentir diversos sintomas semelhantes ao da gripe, como febre, dores de cabeça, tonturas e cansaço. “O melhor tratamento é a ingestão de muito líquido, pois a desidratação acarreta sérias consequências e complicações que às vezes se tornam irreversíveis”, ressalta Amariles.
 
Atualmente existem quatro outros tipos de vírus circulando na cidade. Além disso, fica o alerta para as pessoas que já tiveram dengue, pois ao contrair a doença por mais de uma vez é alta a chance de que ela retorne em uma forma mais grave. A FMS possui cerca de 450 agentes de endemias trabalhando nas quatro regiões do município, incluindo a zona rural. Eles atuam durante o ano todo em visitas periódicas a estabelecimentos residenciais e comerciais no combate direto à dengue, calazar, leishmaniose e outras endemias.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais