Cidadeverde.com

Castro e W.Dias se encontram e comentam PMDB na chapa petista

Imprimir
Atualizada às 14h20 (horário local)

O secretário de Governo, Wilson Brandão, representou o governador Wilson Martins na solenidade de entrega das máquinas e comentou que muitos prefeitos têm reclamado da falta de verba para manutenção do maquinário.

"Os prefeitos têm reclamado que são máquinas com manutenção cara. Eu sinto que há necessidade urgente para se trabalhar recurso federal para manutenção e operação dessas máquinas", comentou.

O prefeito Zé Neci, de São Julião, comemorou o recebimento de um caminhão-pipa. "Esse caminhão-pipa vem a somar. É difícil manter o município, mas com organização dá para fazer muita coisa", disse.

Os pré-candidatos ao governo do Estado, Marcelo Castro (PMDB) e Wellington Dias (PT), se encontraram no evento e mantiveram o bom humor. 



Castro comentou a formação da chapa e a possibilidade do PMDB migrar para o grupo petista. "O sujeito tem um vice como o Sílvio Mendes. É como diz o Robert Rios: isso não é uma aliança política, é uma bênção de Deus. A chapa está formada", disse.

Já Wellington ressaltou que PT, PTB e PP estão empenhados de ter o PMDB na chapa. "Respeitamos o direito do PMDB de, como partido grande e parceiro da presidente Dilma, pleitear uma candidatura. Mas, como as convenções são em junho, estamos empenhados, caso tenha uma oportunidade de ter um entendimento", frisou.

Atualizada às 10h30
Os pré-candidatos ao Governo do Estado Wellington Dias (PT) e Marcelo Castro (PMDB) tiveram seu primeiro encontro público após terem seus nomes dados como prováveis à disputa ao Palácio de Karnak. Os dois parlamentares se cumprimentaram e apareceram lado a lado durante a cerimônia de entrega de 133 máquinas do MDA a municípios piauienses na manhã desta sexta-feira (31), na Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Publicado às 9h30 (horário local)
Nesta sexta-feira (31), estão sendo entregues 133 máquinas aos municípios piauienses pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento está sendo realizado na Associação Piauiense de Municípios (APPM), com a presença de prefeitos de todo o Piauí e dos três senadores do estado.


Nesta entrega, 42 municípios receberão um caminhão pipa cada, 32 recebem pá carregadeira e 59 serão contemplados com caminhões caçamba. Os equipamentos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), sendo esta a sexta entrega no Piauí. 

“Serão cinco equipamentos a serem entregues a cada município, incluindo caminhão pipa e caçamba, retroescavadeira, pá carregadeira e motoniveladora, um kit avaliado em mais de dois milhões de reais”, destaca Pedro Calisto, delegado do MDA/PI.

Calisto esclarece ainda a manutenção das máquinas licitadas a partir de maio de 2013 está garantida. “As revisões são gratuitas no limite de 100 mil Km para os caminhões e 2.500 horas de trabalho para os demais equipamentos”, acrescenta.

Para o prefeito de João Costa, Gilson Castro, essa e outras ações estão amenizando o sofrimento por qual passam cidadãos do seu município. 

“Os equipamentos já estão sendo usados para a construção e melhoria das estradas vicinais, que fazem a ligação entre meio rural e área urbana, para facilitar o transporte da produção da agricultura familiar e construir barreiros para armazenamento de água para a pequena produção agrícola, além de outras utilidades”, afirma o prefeito.

Já o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, cobra apoio do Governo Federal para manutenção e guardo das máquinas. “Nossas dificuldades estão, além da manutenção desses equipamentos que têm um custo altíssimo, é ter onde guardá-los, pois não existem locais apropriados nos municípios ficando os mesmos a mercê de vândalos”, relata Arinaldo Leal.

Exigências
Só poderão levar seus equipamentos os municípios que enviarem dois motoristas com habilitação D ou E para a capacitação de operação de cada maquinário, que acontece nos dias 27 e 28 deste mês. Também é necessário que o município tenha realizado o emplacamento dos veículos.

Em todo o Piauí serão 2.020 técnicos capacitados para operar os equipamentos, gerando emprego, mão de obra qualificada, contenção de gastos com aluguel de máquinas e renda, influenciando principalmente a economia dos pequenos municípios.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais