Cidadeverde.com

Prefeito Firmino Filho quer empenho da bancada para abrir 100% do HU

Imprimir
O prefeito Firmino Filho visitou o leito do rio Poti na altura da ponte do Mocambinho na manhã desta sexta-feira (14) e falou sobre a falta de leitos de UTI em Teresina. Segundo ele, uma das soluções seria a abertura completa do Hospital Universitário que, em sua opinião, está subutilizado. 

Evelin Santos/Cidadeverde.com


“Passamos de 28 para 40 novos leitos no HUT e vamos ocupar o terceiro piso, mas o HU é um hospital de retaguarda que está com 20 leitos de UTI sem funcionar e 200 de enfermaria subutilizados”, contabiliza.

Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com

Firmino diz que já tratou sobre o assunto com os senadores Ciro Nogueira e Wellington Dias no Ministério da Educação, que é responsável pelo HU, e pede o empenho de toda a bancada federal piauiense no intuito de disponibilizar mais leitos para a rede de saúde em Teresina. “Quando formos novamente à Brasília, queremos conversar novamente com o ministro para tratar sobre isso”, declarou. 

Lixo Zero
O prefeito disse ainda que a lei do Lixo Zero, que irá multar pessoas flagradas sujando a cidade, ainda está em fase de adaptação e que a punição para estas ainda irá demorar um pouco. “Estamos iniciando a conscientização das pessoas. Depois vamos entrar com uma postura mais dura daqui a dois ou três meses. Vamos fazer uma transição lenta e segura”, descreveu. 

Evelin Santos/Cidadeverde.com

Firmino diz ainda que está sendo feita a licitação para a contratação de uma empresa terceirizada para auxiliar na educação dos teresinenses e na aplicação de multas. “Esta empresa irá atuar juntamente com os fiscais da prefeitura”, observou. 

Política
A respeito da declaração do governador Wilson Martins de que o PSDB terá as pastas da Sasc e de Cidades no âmbito estadual, Firmino afirmou que ainda não está nada certo por parte dos tucanos. “Houve uma reunião da executiva nacional e não foi acenado nada até o momento de apoio ou veto a qualquer negociação em nível estadual. Qualquer decisão feita aqui terá que ser levada à executiva nacional”, declarou. 

Matérias relacionadas:


Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais