Cidadeverde.com

Dia do Trabalho: Gerente do INSS tira dúvidas sobre aposentadoria

No Dia do Trabalho, o gerente executivo do INSS, Cláudio Viana, esclareceu as principais dúvidas sobre a aposentadoria por tempo de serviço e por idade.


O gerente explicou que mesmo após a aposentadoria, a empresa pode recontratar o trabalhador, sem nenhum problema. "Ou o trabalhador pode sair da empresa e procurar emprego em outro local, também não há problema na contratação", acrescentou Viana, em entrevista ao Notícia da Manhã desta quinta-feira.

Entretanto, mesmo aposentado, o trabalhador que decidir continuar na ativa, terá que contribuir com a previdência social.

A aposentadoria por tempo de serviço para mulheres é de 30 anos e para homens é de 35 anos. Já a aposentadoria por idade é de 60 anos para elas e 65 para eles, desde que tenham pelo menos 15 anos de contribuição sindical.

"O sistema vai procurar a melhor vantagem para o trabalhador e vai apontar qual a melhor forma de aposentadoria. Isso é importante porque o fator previdenciário interfere. Quanto mais novo o trabalhador for, menor o valor da aposentadoria", esclareceu o gerente. 

Viana explicou também que a aposentadoria por invalidez passa pela perícia médica e, se o médico constatar que não há possibilidade de voltar ao trabalho, o trabalhador receberá a aposentadoria com o valor integral do salário.

Maiores informações estão disponíveis no site no INSS e através do Disk 135.

Jordana Cury

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais