Cidadeverde.com

Soldado é 1ª mulher a se formar no Pelotão de Choque Montado da PM

Imprimir
A soldado PM Iwalma Maria Matos deixou a sala de monitoramento do Guardião Eletrônico para se tornar a primeira mulher a integrar um pelotão de choque da Polícia Montada do Piauí. A amazona integrará uma equipe de 12 piauienses que irá ajudar na segurança da Copa do Mundo na cidade de Fortaleza. 

A militar conta que a parte mais difícil para ela foi a técnica da montaria, já que não possuía experiência com cavalos. 

Fotos: Carlos Lustosa/Cidadeverde.com

“Nunca tive contatos com cavalos, mas sempre quis trabalhar com a polícia montada, surgiu a oportunidade e eu me habilitei”, disse Iwalma Matos que começou o curso com outra companheira, mas esta desistiu.

Ela revela que há preconceito por ser mulher, mas com esforço consegue superar as adversidades. “Nós conseguimos superar tudo com nosso interesse e vontade e dessa forma nos equiparamos aos homens”, acrescenta. 


Treinamento

O comandante do Pelotão, major Jamson Lima, explica que 46 militares começaram o curso e 23 concluíram. “No treinamento eles passaram por disciplinas de como lidar com manifestações, controle de multidão, a parte física e psicológica. Nossos policiais tiveram treinamento em outros Estados e em Portugal e recebemos alunos de São Paulo, Maranhão e Ceará e da Polícia Nacional do Paraguai”, destacou o major Jamson. 


A vantagem da Polícia Montada é que o policial tem um campo de visão maior, acaba sendo mais visto e o animal tem acesso aos terrenos difíceis como alagados e pode fazer até 19 quilômetros por hora, quatro vezes mais que um pedestre.

Os policiais militares que vão à Copa devem chegar pelo menos cinco dias antes do início do campeonato na capital cearense para realizar treinamento com os militares de lá, antes dos jogos.


Matérias relacionadas:


Flash de Carlos Lustosa
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais