Cidadeverde.com

Projeto de lei pode regularizar grafitagem em Teresina

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Rodrigo Martins (PSB), recebeu nesta segunda-feira (19), um grupo de grafiteiros para tratar da descriminalização do grafite e da elaboração de um projeto de Lei no município que reconhece a prática como manifestação artística de valor cultural.

Estiveram presentes na reunião, nomes reconhecidos que atuam na arte urbana, como WG grafiteiro e Gil BV. "Muitos ainda confundem a atividade com vandalismo, pichação. Buscamos apenas reconhecimento e regularização da nossa arte e esse processo já é realidade em outras cidades", explicou Gil BV.

Entre os pontos discutidos estavam a possibilidade de definir espaços públicos autorizados pela Prefeitura para realização da grafitagem, bem como levantamento e cadastramento dos profissionais que atuam nesse campo na capital e solicitar do executivo a criação de uma área específica destinada para exposição dos trabalhos.

De acordo com WG grafiteiro, Teresina tem abraçado a grafitagem nos últimos anos. Segundo ele, a cidade apresenta inúmeros espaços para receber esse tipo de intervenção artística. "Teresina gostou muito do grafite. Geralmente, trabalhamos em muros antigos, espaços abandonados, depredados e interagimos. Temos um grande amor à arte, falta apenas incentivo", ressalta.

O vereador Rodrigo Martins garantiu buscar a Prefeitura para dialogar a respeito das reivindicações feitas pelos grafiteiros durante reunião com representantes da categoria, artistas, poder público e iniciativa privada nos próximos dias. "O grafite tem se mostrado uma arte capaz de levar vida às áreas tidas como abandonadas. O apelo visual dessas intervenções atrai nossos olhares e deixa qualquer espaço esteticamente agradável", avalia o presidente da CMT.  

Da Redação


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais