Cidadeverde.com

Firmino Filho decreta luto em Teresina e irá ao velório de Eduardo Campos

Imprimir
  • _MG_0841.jpg Raoni Barbosa
  • _MG_0834.jpg Raoni Barbosa
  • _MG_0820.jpg Raoni Barbosa
  • _MG_0809.jpg Raoni Barbosa
  • _MG_0807.jpg Raoni Barbosa
  • _MG_0798.jpg Raoni Barbosa
  • _MG_0793.jpg Raoni Barbosa
  • _MG_0787.jpg Raoni Barbosa
  • _MG_0784.jpg Raoni Barbosa
  • _MG_0779.jpg Raoni Barbosa
  • _MG_0771.jpg Raoni Barbosa

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (13) para falar da morte do candidato a presidente Eduardo Campos (PSB), o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), disse que esse é um momento muito difícil, devido a ligação que os gestores tinham desde a adolecência, quando estudaram juntos na cidade de Recife (PE). 

O prefeito, que decretou luto oficial por três dias em Teresina, viaja para a capital pernambucana nesta quinta-feira para acompanhar os funerais de Eduardo Campos, vítima de acidente aéreo com outras seis pessoas pela manhã, em Santos (SP). Firmino Filho embarca pela manhã com outros amigos de Eduardo Campos, inclusive colegas de faculdade, que também moram no Piauí. O retorno está previsto para a noite do mesmo dia.

Eduardo Campos tinha agenda de campanha nesta quarta-feira no litoral paulista. Ele saiu do Rio de Janeiro em jato particular com integrantes de sua equipe. O Cessna 560 XL não encontrou condições ideais de pouso e precisou arremeter, mas acabou caindo. 

"Este é um momento muito difícil para familiares e também para os amigos. E não podemos deixar de expressar a importância que Eduardo tinha para o Brasil. Não apenas Pernambuco perde. O Brasil também perde com a morte dele", declarou o prefeito, no Palácio da Cidade. 

Firmino Filho destacou que, como político, Eduardo Campos era conhecido pela sua competência gerencial e pelo uso do diálogo como uma ferramenta dentro das suas relações político-partidárias. 

O prefeito destacou que os dois, quando estudantes, foram colegas no curso de Economia da Universidade Federal de Pernambuco. E desde aquela época, sempre participaram dos movimentos estudantis, inclusive percorrendo cidades da zona da mata pernambucana. 

"Nós tínhamos uma amizade sólida. O Eduardo era uma pessoa muito positiva. Alegre e estudioso, e que cresceu na política. Vai deixar saudades", lamentou.

Último encontro
O último contato que Firmino Filho teve com o amigo foi durante as convenções no Piauí, realizadas no final de junho, quando o presidenciável esteve em Teresina. No último domingo, o prefeito enviou uma mensagem de felicitações pelo seu aniversário no aplicativo Whatsapp, afirmando que o candidato era um dos melhores de sua geração. Eduardo Campos respondeu agradecendo pela lembrança. 

O prefeito conta ainda que os dois amigos foram selecionados para o mesmo curso de mestrado em uma universidade nos Estados Unidos, mas Eduardo Campos teria desistido de estudar no exterior para participar da campanha eleitoral do avô, Miguel Arraes. Para Firmino Filho, foi aí que começou a carreira política do economista. 

Firmino Filho afirmou que Campos tinha uma capacidade de tomar decisões. "Ele era um homem corajoso, inclusive para romper com o Governo Federal e ser candidato à Presidência da República. Ele tinha um perfil de líder e uma visão contemporânea da política".

Na visão do prefeito, Eduardo Campos sabia fazer uma síntese da relação PT-PSDB analisando os pontos econômicos trazido pelos tucanos e os programas sociais criados pelos petistas, sem deixar de fazer as devidas críticas. "O Brasil perdeu muito, principalmente por aquilo que ele poderia ter feito".

O prefeito ainda lembrou que Eduardo Campos esteve no Estado por várias vezes e, além da capital, conhecia as cidades de Luís Correia e Parnaíba. Firmino Filho o classificou como um amigo do Piauí.

Sana Moraes (flash)
Fábio Lima (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais