Cidadeverde.com

O patrimônio do esporte piauiense está em ruínas

Imprimir

Quem acompanha o meu trabalho jornalístico na Rádio Pioneira, na TV Cidade Verde e em Cidadeverde.com sabe do quanto tenho me empenhado em defesa do esporte piauiense, em todos os setores, inclusive no aspecto patrimonial. Vivi a época da construção das sedes de Piauí, River e Flamengo. Os clubes não tinham nada e graças a administrações de dirigentes que pensavam e agiam com preocupações de futuro para essas agremiações,  constituiram patrimônios valiolíssimos. 

Foi também a época de construção do Albertão, do Verdão e de reconstrução do Lindolfo Monteiro. No campo de jogo grandes times, jogadores de primeira linha na região empolgavam os torcedores. Foram batidos todos os recordes de público na história do futebol piauiense e o nosso Estado passou a ser respeitado na região nordestina. Pois é, vivi essa época maravilhosa, inclusive com a imprensa esportiva em fase do apogeu, marcado por grandes jornadas esportivas, patrocínios e rádios bancando as suas equipes e sendo fortes no esporte.

E veio o outro lado da moeada. Nos últimos 30 anos tenho vivido a fase da destruição absurda e os responsáveis estão aí, querendo tirar mais proveitos e o Piauí que se lasque.

O patrimônio do esporte piauiense está em ruínas, é o título deste comentário.  Ruína, conforme diz o dicionário Aurélio, significa: "ato ou efeito de ruir,  restos de construções desmoronadas, aniquilamento, destruição, perda de bens materais ou morais, decadência absoluta, decorrada.

Para justificar o título do comentário, apresento os seguintes pontos:

- Estádio Governador Alberto Silva(Albertão) inaugurado em 1973, nunca foi concluido. Tivemos algumas ações de governos, sempre marcadas por irregularidades e deixadas pela metade. E para piorar, tomaram a área em volta do Estádio para a cidade Detran e para construção de botecos de cabos eleitorais.  Hoje é o pior Estádio das capitais do Nordeste do País.

- O Ginásio Governador Dirceu Arcoverde(O Verdão) foi um dos melhores da região. Sediou importantes eventos da vida teresinense, serviu como suporte para o crescimento do nosso esporte e recebeu até jogos da Seleção Brasileira de Voleibol. Foi abandonado, ficou sem condições de uso, iniciaram uma reforma e hoje está fechado, abandonado outra vez.

- Surgiu um projeto de "construção de um novo Lindolfo Monteiro". O projeto exibido à imprensa mostrou um "estádio de primeiro mundo".Abandonaram as duas quadras que seriam cobertas e que serviriam bem para muítas atividades esportivas. São decorridos 14 anos e a grande novidade foi a "Rodoviária Rural Lindolfo Monteiro".

- E a Vila Olímpica de Parnaíba começou em clima de festa. Fizeram propaganda dando conta de que "seleções da Copa do Mundo irão treinar em Parnaíba". Até hoje lá não aconteceu um jogo de meninos de bairros. A obra está abandonada. Era projeto político.

- As pistas de atletismo da Universidade Federal e da Universidade Estadual ficaram em promessas de época de eleição. O que temos em Teresina é uma vergonha. É lamentável.

- Estão abandonadas as obras de construção do Centro Esportivo do Conj. Francisco Marreiros, Centro Esportivo do Planalto Uruguai, Centro Esportivo do Lourival Parente.

- O projeto da Vila Olímpica do Flamengo(o que tinha foi inaugurado nos anos 80) nunca foi executado. E agora venderam o que restou, com promessa de que "outra será construida". E há quem acredite.

- A APCDEP tinha um patrimônio que, devidamente administrado, valeria hoje em torno de um milhão de reais. Torraram tudo. Atualmente a entidade não nem mesmo uma cadeira para o Presidente sentar. É uma lástima.

No momento o Presidente da FFP, Cesarino Oliveira, anuncia que a CBF está confirmando a construção do Centro de Treinamento em Teresina, por conta da Copa do Mundo. Havia uma promessa de que as capitais não beneficiadas com obras da Copa, receberiam esse espaço para treinamentos e para competições de equipes de base.

Cesarino tem feito a cobrança necessária aos comandantes da CBF e parece que vai sair. E que venha, mas não vamos fazer apologia de políticos. E também não vamos comemorar com antecedência.  Festa mesmo fica para o dia da inauguração e de sua incorporação ao patrimônio da Federação de Futebol do Piauí e ao elenco de realizações do próprio Presidente Cesarino Oliveira.

 

Dídimo de Castro 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais