Cidadeverde.com

Seduc alerta: prova do Enem segue horário de verão e será às 12h no Piauí

Imprimir

O superintendente de ensino da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc), Edjofre Coelho, alertou os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o horário das provas do próximo fim de semana. O teste será aplicado em todo o Brasil às 13h seguindo o horário de Brasília (DF), ou seja, às 12h no Piauí. 

"No Piauí muitos perdem a prova por causa do horário de verão. As pessoas não se atentam e o Ministério da Educação trabalha com o horário de Brasília", alertou o educador. 

Às 11h de sábado (8), os portões dos locais de prova serão abertos no Piauí. Uma hora depois, o exame começa a ser aplicado para 195 mil estudantes inscritos no Estado. 

"Infelizmente a gente não tem como deixar o aluno entrar depois que os portões fecham", declarou o superintendente da Seduc. 

Outro problema comum diz respeito aos locais de prova. Edjofre Coelho explica que existem escolas com nomes iguais ou parecidos, ou instituições privadas que contam com mais de uma unidade. O superintendente orienta os candidatos a procurarem os locais de prova no dia anterior e priorizarem o nome constante no cartão de informação. 

Edjofre Coelho informou que o número de inscritos cresceu em 15% no Piauí em relação ao ano passado. A maior procura continua sendo pelos cursos de enfermagem, fisioterapia, medicina, direito e educação física. 

A adaptação dos colégios ao ensino que prioriza o raciocínio ao invés da "decoreba" foi fundamental para a adesão dos estudantes ao exame, que não é obrigatório, mas substituiu a realização do vestibular nas principais instituições de ensino superior do País. 

"Os alunos começaram a se acostumar a partir do momento em que a escola se integrou nessa metodologia pedagógica do Enem", completou Edjofre Coelho. 

O superintendente também orienta os alunos a fazerem a prova com tranquilidade, dedicando a sexta-feira para o descanso e preparar a documentação, além de não esquecer da caneta esferrográfica preta transparente, obrigatória para responder o exame. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais