Cidadeverde.com

Equipamentos quebrados lotam área da Evangelina Rosa; falta até lençol

Imprimir
  • Evangelina_Rosa_5.jpg TV Cidade Verde/Reprodução
  • Evangelina_Rosa_4.jpg TV Cidade Verde/Reprodução
  • Evangelina_Rosa_3.jpg TV Cidade Verde/Reprodução
  • Evangelina_Rosa_2.jpg TV Cidade Verde/Reprodução
  • Evangelina_Rosa_1.jpg TV Cidade Verde/Reprodução

Imagens exclusivas exibidas no Notícia da Manhã desta sexta-feira (27) constataram uma situação problemática na Maternidade Evangelina Rosa, a maior do Piauí. No local, onde são realizados mensalmente 920 partos, equipamentos caros e necessários para o dia-a-dia do hospital se amontoam quebrados e abandonados nos corredores. Em alguns leitos, falta até lençol.

No corredor do estacionamento dos funcionários, por exemplo, é possível observar vários equipamentos quebrados: são macas, bebedouros, aparelhos de microondas, carcaças de ar condicionado. Há também bercinhos danificados. Na mesma área, há uma sala onde se encontra uma incubadora - ou, pelo menos, o que restou dela. O lugar é uma oficina para serviços mais simples e urgentes. Em outro ponto, ainda no acesso dos funcionários, duas mesas de parto.

Todos os equipamentos são caros e de uso constante, como um de fototerapia, que serve para tratar dos problemas que atingem 50% dos bebês no Brasil: a icterícia. Segundo funcionários, não faltam promessas para consertá-los. Mas, quando apresentam defeitos, são simplesmente amontoados.

Sobre essas denúncias, a diretoria da Maternidade Dona Evangelina Rosa esclareceu que o local onde as imagens foram feitas refere-se à área de serviço, projetado para abrigar equipamentos que terão algum tipo de reparo ou assistência técnica. Se avaliados como inservíveis, são encaminhados para um depósito apropriado.

Esclareceu ainda a maternidade que a área não tem relação com o espaço de internação ou atendimento a pacientes. Portanto, sem prejuízo à saúde das mães e dos bebês. Quanto aos lençóis, informou que em todo leito há lençóis disponíveis para as pacientes.

Flávio Meireles
Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais