Cidadeverde.com

Cinco candidatos já estão na disputa por vaga de conselheiro do TCE

Imprimir

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) registrou, até esta terça-feira (7), cinco inscrições para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além de Raimundo Gonçalves (militar e bacharel em Direito), Emídio Castelo Branco (contador) e do delegado da polícia civil Francisco Costa, o Baretta, estão na disputa o advogado criminalista Irineu Bezerra e o professor Edvaldo Francisco de Lima. As inscrições vão até o dia 15 de abril.

A previsão é que pelo menos dez candidatos se inscrevam, dentre eles dois ex-deputados do PMDB: Kléber Eulálio e Mauro Tapety. O partido ainda não entrou em consenso sobre quem vai concorrer e os dois peemedebistas devem ir para o voto direto com os outros candidatos.

A disputada vaga no TCE pertencia ao conselheiro Anfrisio Neto Lobão Castelo Branco, que se despediu da corte em outubro de 2014 para se aposentar. 

Além de entregar currículo completo, os candidatos precisam ter idoneidade moral e reputação ilibada e notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública e, ainda, terem mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos.

 Logo depois da verificação dos documentos é publicada uma lista com os nomes daqueles que estiverem aptos a concorrer, em seguida é aberto prazo para apresentação de recursos por parte dos candidatos que forem considerados inaptos. Julgados os recursos, uma nova lista com os considerados aptos será publicada e logo depois marcada data para eleição e sabatina dos candidatos, o que deve ocorrer só em maio.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais