Cidadeverde.com

Teresina está em estado de alerta com chuvas; PMT monitora 46 áreas de risco

Imprimir

Com as fortes chuvas, Teresina está em estado de alerta para evitar alagamentos, desmoronamento e desastre em áreas de risco. O prefeito Firmino Filho (PSDB) informou na manhã desta sexta-feira (10) que todos os órgãos competentes foram acionados para atendimentos as famílias como as SDUs, Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania. 

Fotos: Thiago Amaral

Segundo levantamento da Defesa Civil, 21 famílias tiveram as casas destruídas de janeiro a abril em Teresina e estão desabrigadas. Zona Norte é a mais crítica. A Defesa Civil monitora 46 áreas de risco. 

Firmino lembrou que o projeto de lei de regulamentação do plano de drenagem e saneamento vai regularizar toda a legislação. Segundo ele, o projeto vai melhorar a convivência com água no que diz respeito a alagamentos, vazão, construções de empreendimentos e de galerias, áreas impermeabilizadas e tudo referente à drenagem da capital. 

“As águas precisam ser condicionadas da melhor forma que possa viabilizar o seu escoamento, para que não se infiltre em locais inadequados e acabe trazendo danos às vias da cidade, com prejuízo para o cidadão, como o exemplo da avenida Joaquim Nelson e na BR-343”, afirmou Firmino, garantindo que o plano está sendo feito prioridade e finalizando com urgência. 

O prefeito disse também que o plano vai tratar das construções irregulares no sentido de estabelecer critérios para vazão de água das construções e reassentamentos. O projeto está sendo finalizado e será encaminhado para a Câmara Municipal de Teresina. 

Uma das soluções para a zona Leste é a galeria que está sendo construída. Serão sete quilômetros e até agora foram construídos 400 metros. 

Mercado da Vermelha

As declarações foram dadas durante uma visita no Mercado da Vermelha, zona Sul, que passa por uma reforma, que está em sua terceira etapa, onde estão sendo construídas as bancas de cereais. A primeira etapa foi à praça de alimentação que já está concluída e a segunda foi o setor de carnes que também já está pronto. 

Além da reforma, o prefeito disse que estão sendo asfaltadas as ruas ao redor do mercado. As obras estão orçadas em R$ 1 milhão. 

Nesta manhã, o prefeito Firmino Filho também esteve na rua Cinegrafista Marques, onde ontem devido às chuvas abriu uma cratera e a Prefeitura já trabalha na recuperação. 

Neblina

Hoje, Teresina amanheceu com neblina e os internautas aproveitaram para postar o fenômeno na rede social. Alguns brincaram afirmando que a capital estava com ares siberianos. 

Veja os flagrantes dos internautas. 

Foto de Ana Cristina/ Facebook

Foto: Douglas Ferreira/Facebook

Foto: Dalva Cardoso Lima/Facebook

 

Flash de Lyza Freitas e Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais