Cidadeverde.com

IML confirma que apenas piloto estava em avião que caiu no Piauí

Imprimir

Apenas uma pessoa, que seria o piloto, estava na aeronave que caiu no município de Assunção do Piauí, a 281 km de Teresina. Em entrevista ao Notícia da Manhã, nesta segunda-feira (13), o coordenador da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), delegado Menandro Pedro, revelou ainda que os presos são traficantes interestaduais e tinham equipamentos suficientes para permanecer pelo menos 60 dias na mata.

"Com eles foram apreendidos muitos objetos. Em 27 anos de Polícia nunca vi uma equipe com tantos apetrechos, suficientes para mantê-los por 60 dias dentro do mato. Eram 15 rádios de comunicação novos, cerca de 500 embalagens de comida, dois tanques com 400 litros de combustível, máquinas manuais para retirar o álcool do vasihame e abastecer a aeronave, cadeiras, mesas e outros", disse o coordenador da Depre. 

Os seis presos foram trazidos para a Casa de Custódia ainda na noite deste domingo (12). A droga- cerca de 30 quilos de cocaína- seria distribuída em Fortaleza e chegariam ao estado vizinho em um caminhão-pipa. Menandro Pedro explica que para camulflar o entorpecente, os traficantes usariam bexigas para embalar a droga e esconder dentro do carro de transporte de água. 

"O avião vinha de São Paulo e passava por essa pista clandestina  que foi construída, recentemente, . A via tem cerca de 1000 a 1500 metro, mas não tinha iluminação. O avião caiu por volta das 22h da última sexta-feira (10). Um dos elementos já estava sendo monitorado e tanto a Polícia Civil como a Militar sabia dessa pista.  O Piauí era apenas  a rota, mas o destino da droga seria o Ceará. Com eles encontramos o carro-pipa e outros carros, um deles tinha a nota fiscal da compra dos balões. Eles são traficantes interestaduais. Três tinham documentos falsos e um deles , inclusive, já foi preso pela Polícia Federal com mais de um R$ 1 milhão de reais no bolso", reiteira Menandro Pedro.

Sobre a informação do número de ocupantes da aeronave, o coordenador da Greco explica havia material humano tanto no banco do piloto como no do copiloto, o que levou a Polícia Civil a acreditar que mais de uma pessoa haveria morrido carbonzizada. Os restos mortais foram recolhidos pela perícia do Instituto de Médico Legal (IML), de Teresina, ainda na madrugada de domingo (12).

 

Exame de DNA

O diretor estadual do IML, Marcos Antônio Santos Filho, explica que o exame de DNA para identificar a vítima só será realizado se algum familiar reivindicar o corpo, o que até o momento não ocorreu. 

"Em casos de corpos carbonizados, a identificação pode ser realizada através da arcada dentária, impressões digitais e o DNA. Nesse caso do corpo encontrado no avião, o reconhecimento só pode ser feito pelo DNA e aqui no Piauí não existe nennhum laboratório. O exame será realizado quando algum familiar reivindicar o corpo ou até mesmo se houver uma busca ativa desses familiares através do aparelhamento da Secretaria de Segurança Pública", disse Marcos Santos.

Ele explica ainda que os restos mortais permanecem sob custódia do IML. "Se algum familiar aparecer, serão retirados pedaços dos restos mortais e material da pessoa que se diz parente. O exame de DNA não é demorado, mas será necessário articular uma parceria com algum órgão de outro estado para que o procedimento possa ser realizado", reitera. 

 

Matérias relacionadas

Droga apreendida no avião que caiu é avaliada em meio milhão; 6 são presos

Estrutura de quadrilha é semelhante a de grandes facções, diz Fábio Abreu

Avião de pequeno porte cai no município de Assunção do Piauí

Polícia contabiliza R$ 15 mil em poder de homens presos em Assunção do PI

Cocaína encontrada após queda de avião no PI seria transportada em carro-pipa


Graciane Sousa
[email protected]

  • aviao222.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao333.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao322.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao311.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao300.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao299.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao277.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao266.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao255.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao244.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao233.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao111.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao4.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao3.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao2.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
  • aviao1.jpg Fotos: Portal Samita, Polícia Militar e Civil do Piauí
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais