Cidadeverde.com

Três dicas para manter o foco nas prioridades e alcançar metas

Imprimir

De acordo com o psicólogo e doutor pela Universidade de Harvard Daniel Goleman, só terá sucesso no século XXI quem conseguir manter o foco. A tarefa - nada fácil – deve ser alcançada com equilíbrio e por meio do combate às distrações, sempre muitas em meio à internet, às redes sociais e à rotina abarrotada dos nossos dias. Complicado?

O autor ensina o caminho das pedras no livro "Foco – a atenção e seu papel fundamental para o sucesso" (Editora Objetiva), que fez parte do debate sobre o tema no "Saia Justa" desta semana. Na lista abaixo reunimos dicas dessa e de outras obras para quem precisa focar no trabalho, nos estudos, na dieta e no que a mais a vida propuser de desafios.

1    Exercite o equilíbrio

Para Daniel Goleman, que também escreveu o best-seller "Inteligência Emocional" (Objetiva), existem três tipos de foco. Equilibrá-los seria, dentro desse cenário, a receita para uma vida de metas ao alcance. "O foco interno nos põe em sintonia com nossas intuições, nossos valores principais e nossas melhores decisões. O foco no outro facilita nossas ligações com as pessoas das nossas vidas. E o foco externo permite que nos aventuremos pelo mundo de forma mais ampla.". Ferramenta essencial, o foco, segundo Goleman, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do mediano. Para ele, "um líder fora de sintonia com seu mundo interno será um desorientado; um líder cego para o mundo dos outros será um desinformado; os líderes indiferentes aos sistemas maiores dentro dos quais operam serão surpreendidos".

2    Estabeleça prioridades

Ter uma atenção seletiva significa mirar em uma ou em (poucas) outras prioridades, colocando tarefas secundárias em segundo plano. Pessoas que alcançam rendimento máximo - seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes - são as que prestam atenção no que é mais importante para o seu desempenho. Goleman recorre a exemplos de lideranças de sucesso para explicar isso, tendo como referência o fundador da Apple, Steve Jobs, adepto à prática zen.

Estabelecer prioridades, porém, não é nenhuma receita de bolo. É preciso força de vontade e até ajuda de especialistas para fugir das distrações que, pontua o pesquisador, podem ser sensoriais ou emocionais. As sensoriais são essas que surgem do ambiente – um som, uma imagem, um chamado. As emocionais são mais complicadas e podem estar ligadas à preocupação e à ansiedade. Deixar esses sentimentos de lado ou combatê-los com orientação profissional, dependendo da gravidade, facilitam e muito o processo de atenção.

3    Lute contra os hábitos ruins

Por que será que é tão difícil se ver livre de hábitos que fazem tanto mal? O repórter investigativo do jornal The New York Times, Charles Duhigg, parece ter encontrado a resposta – e a solução – do problema em seu livro "O poder do hábito" (Editora Objetiva), que acaba de chegar ao Brasil. Com base em pesquisas científicas, biografias e histórias reais, o jornalista mostra que a tentativa de eliminar um velho hábito simplesmente não vale a pena. O que dá resultado mesmo é a mudança de um pelo outro. Mais saudável, é claro. Os truques ensinados pelo autor valem para tudo, da vontade de crescer na carreira até o desejo de parar de fumar. 

Fonte: GNT

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais