Cidadeverde.com

Saúde pra você: Queimadura de potó; veja como cuidar

Imprimir

Nesta quarta(1), o quadro Saúde pra você, do Jornal do Piauí, falou sobre as lesões na pele causadas pelo inseto "paederus irritans", popularmente conhecido como potó, que costuma aparecer com o final do período chuvoso e início do calor.

As lesões provocadas pelo potó causam ardor, coceira e são bastante incômodas. Na maioria das vezes atingem as áreas aquecidas do corpo humano, como as dobras do pescoço, braços e pernas.

A ação do potó ocorre quando ele se sente ameaçado, liberando uma substância tóxica e irritante, que forma uma dermatite de contato, a qual pode evoluir para uma infecção secundária, quando a pessoa começa a coçar o local.

No estúdio do Jornal do Piauí, a dermatologista Kamila Matos esclareceu dúvidas dos telespectadores sobre o potó. Ela não aconselhou o uso de remédios caseiros, pasta de dente ou manteiga, por exemplo. A doutora recomendou que as pessoas procurem um especialista para avaliar o grau da queimadura, que pode ser de primeiro ou segundo grau.

A dermatologista explicou que inchaço e vermelhidão caracterizam queimadura de primeiro grau. Já quando há formação de bolhas, a queimadura é de segundo grau. Ela orientou que se lave com água corrente e sabão o local da lesão.

Kamila Matos informou ainda que o potó tem hábito noturno e é atraído pela claridade. Não deixar luz ligada e evitar usar colchas de cama claras pode ajudar a afastar o inseto, disse a médica.

Veja na íntegra o quadro Saúde pra você!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais