Cidadeverde.com

Joseph Blatter se recusa a comparecer à audiência no Senado dos EUA

Abdicando de viagens internacionais para evitar riscos até maiores esclarecimentos nas investigações da Fifa, como revelou em entrevista ao Welt am Sonntag, Joseph Blatter não comparecerá a audiência no Senado norte-americano, nesta quarta, para aprofundar as questões referentes ao escândalo de corrupção deflagrado no último mês de maio, em operação conjunta do FBI e da polícia suíça.

Garrette Turner, porta-voz do senador republicano Jerry Moran, tentou explicar o ocorrido em comunicado oficial divulgado nesta terça. "O senador Moran estendeu a mão para a Fifa ter possibilidade de testemunhar e dar explicações, mas a organização recusou", garantiu. A entidade que coordena o futebol ainda não se pronunciou oficialmente para justificar a ausência de Blatter.

Além do presidente da Fifa, outro que não estará presente à discussão sobre a corrupção no futebol nesta quarta é o presidente da Federação de Futebol dos Estados Unidos, Sunil Gulati, que está no cargo desde 2006. Membro do comitê executivo da Fifa na América do Norte, Gulati será representado por Dan Flynn.

Para o aprofundamento das questões sobre a corrupção, os senadores norte-americanos pretendem ouvir, como testemunhas, o investigador Michael Hershman, que serviu ao comitê independente da Fifa entre 2011 e 2013, Sunjeev Bery, oficial da Anistia Internacional, e Andrew Jennings, jornalista britânico autor de diversas matérias investigativas que expuseram os esquemas de corrupção na Fifa.

O norte-americano Chuck Blazer, integrante do comitê executivo da Fifa por 17 anos e protagonista no esquema de corrupção, responsável pela delação de outros envolvidos em cooperação com as autoridades, é outro que deverá estar presente a audiência no Senado norte-americano.

Reaparição de Blatter frente às câmeras pode acontecer na segunda-feira

Poupando-se de aparições públicas desde a explosão do escândalo em Zurique, Blatter deve ser presença em evento oficial no próximo dia 20, segunda-feira, para decidir as datas do Congresso da Fifa e da votação para as novas eleições presidenciais. A última vez que o presidente apareceu em público foi para a inauguração do museu da entidade, na capital suíça.

De acordo com a agenda da entidade, Blatter e Jerome Valcke, secretário geral da entidade, discutirão possíveis mudanças estruturais além de definirem as datas para as eleições, que devem acontecer entre dezembro e janeiro. Até lá, o suíço de 79 anos garante que continuará como comandante máximo da Fifa, mesmo sem exercer o quinto mandato na presidência.


Fonte: Yahoo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais