Cidadeverde.com

Centro diz que 80% dos moradores de rua atendidos são usuários de drogas

Imprimir

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) já atendeu este ano 321 pessoas. A maioria, cerca de 80%, são usuárias de drogas. São  287 homens e 54 mulheres que viram no órgão ligado a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), uma alternativa para deixar as ruas. 

"Nós temos acompanhamento sócioassistencial e psicológico, através de escutas qualificadas. Tudo que essas pessoas precisam vamos procurar viabilizar. Temos oficinas socioeducativas que possam trabalhar temáticas pertinentes", explica a gerente do centro, Joyce Nogueira.

Crianças e adolescentes

Além de prestar serviços para adultos, o centro também busca retirar crianças e adolescentes das ruas. Nesta quinta-feira, Teresina aderiu a campanha nacional Criança Não é de Rua. A ação foi realizada no cruzamento da rua Coelho de Rezende com avenida Frei Serafim.

O objetivo é enfrentar a situação de vulnerabilidade e riscos que muitas crianças e adolescentes vivenciam diariamente no espaço das ruas, além de promover um momento de reflexão e envolvimento da sociedade.
 
Agentes de Proteção Social (APS) realizaram panfletagem e exposição de trabalhos produzidos por usuários dos serviços de unidade de atendimento ou conveniadas à Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) sobre a temática, além da confecção de cartazes com frases e figuras que estão sendo confeccionados por pedestres que transitam pelo local

"É uma ação para sensibilizar a sociedade das crianças que estão na rua", disse Andiara Barros, coordenadora da campanha.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais