Cidadeverde.com

Jornal Cidade Verde: Piauí desenvolve vacina contra o calazar

Imprimir

O Jornal Cidade Verde exibiu reportagem sobre o estudo, realizado no Piauí, para o desenvolvimento de uma vacina contra o calazar.

A pesquisa, pioneira no Brasil, é coordenada pelo médico infectologista, Carlos Henrique Costa, e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí(Fapepi). Os estudos começaram há 10 anos, motivados pela incidência dos casos da doença e a sua falta de controle.

Atualmente existem apenas três trabalhos de pesquisa nessa área em todo o mundo. Um deles estuda o uso de organismos inativos para criar a vacina; o outro utiliza proteínas e o terceiro trabalha com modificação genética de organismos.

Não há prazos para um resultado definitivo da pesquisa feita no Piauí, mas os estudos estão avançados. Segundo o doutor Carlos Henrique, alguns elementos genéticos, passíveis de modificação, já foram identificados.

O Calazar é uma enfermidade que compromete a vida tanto de cães como de seres humanos. A Secretaria de Saúde do Piauí notificou em 2014, 430 casos em humanos no Estado. Esse ano já foram notificados 97 casos.

Veja na íntegra a reportagem!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais