Cidadeverde.com

FestLuso traz grupos internacionais de teatro para Teresina

Imprimir

Em sua sexta edição, o Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) reunirá grupos de seis diferentes países em Teresina. O festival leva a cultura do teatro às ruas, praças e casas de espetáculos, com apresentações de diferentes grupos, unidos pela mesma língua. O evento começa na próxima segunda-feira (24) e vai até dia 30 de agosto.

Com programação diversificada, o FestLuso, reúne peças de teatro, oficinas e shows musicais. Há grupos do Brasil (Teresina, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador), Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde e China (Macau).

O coordenador do evento, Francisco Pellé, comentou sobre a criação do FestLuso. "Quando morei em Portugal, no período de 1998 a 1999, fiz um estágio de teatro em língua portuguesa. Finalizando esse trabalho, cada um da turma ficou com a missão de dar continuidade a essa atividade, seja com encenações, palestras ou outra forma de lembrar o teatro em língua portuguesa. Então eu optei pela criação de um festival que unisse essas duas culturas em uma mesma língua”, disse o ator.

O evento vai além de apresentações teatrais e paralelamente ao festival são realizados oficinas e shows musicais. As oficinas iniciaram ontem (20) e seguem até segunda-feira (24), das 9h às 12h, na Escola Técnica Estadual de Teatro Professor José Gomes Campos. A ministrante é a professora Vanéssia Gomes, do Grupo Caretas de Teatro de Rua, da cidade de Fortaleza – CE.

Os shows musicais acontecem a partir da terça-feira (25) no Espaço Cultural Trilhos. A programação conta com apresentações das bandas locais Bia e os Becks, Uns Pereira da Silva, Gonzaga Lu, Conjunto Roque Moreira, Moisés Chaves e Batuque Elétrico e Cochá/Grupo Recantos. O Festluso é uma realização do grupo Harém de Teatro com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura. 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais